DestaquesPolítica

Maranhão é o estado com maior incidência do Calazar

Segundo o Ministério da Saúde, o Maranhão lidera o ranking, entre os estados brasileiros, com maior incidência de Leishmaniose. A doença tradicionalmente conhecida como calazar pode ser transmitida tanto para o cão, como para o homem.

Em 2018, foram contabilizados 687 casos de calazar no estado. Esse ano, até agora, foram 210 diagnósticos confirmados. Os municípios com maior quantidade de registros foram: São luís, Chapadinha, São José de Ribamar, Buriticupu e Santa Rita. O trabalho da Secretária de Estado da Saúde tem focado no combate ao mosquito transmissor e em fornecer orientações a população, como método de prevenção.

A preocupação é que além de se tratar de uma doença crônica, o Maranhão apresenta condições muito propicias para que o vetor se desenvolva e prolifere.

O hospital veterinário, localizado na Universidade Estadual do Maranhão, recebe animais diagnosticados com diversas enfermidades, entre elas, o Calazar.

No ambulatório do hospital, os animais passam por uma avaliação clínica e, havendo a necessidade, são submetidos a exames específicos. De acordo com a diretoria do hospital veterinário, dos cerca de 20 animais que dão entrada diariamente na unidade, pelo menos seis, são casos suspeitos de Calazar.

O Maranhão se informa aqui

PM destaca Patrulha Maria da Penha na Câmara de Vereadores de Balsas

Em 2018, foram contabilizados 687 casos de Calazar no estado. Esse ano, até agora, foram 210 diagnósticos confirmados. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Agência de Notícias

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo