ColunasDestaques

Pesquisadores e comunidade lançam livro: Cachoeira do Macapá e suas identidades  

O lançamento do livro ocorreu na Associação em Defesa da Cachoeira do Macapá e seus afluentes (ADCMA), com a presença dos associados, vice presidente da associação (João Carlos Cardoso), da secretária (Marlene Cardoso) pastor Rodinei, professores e alunos do Grupo de Pesquisa em Unidades de Conservação do Sul do Maranhão – GPESULMA/UFMA e da autora do livro profa. Débora Batista (UFMA).

Na ocasião foi divulgado os trabalhos realizados na região que foram reunidos na coletânea: cachoeira do Macapá e suas identidades – situação atual e estratégia de conservação, realizado em uma parceria de alunos da UFAMA, Unibalsas e moradores locais. O objetivo do lançamento do livro foi aproximar a universidade e a comunidade do entorno do Macapá e alertar sobre os impactos que estão ocorrendo na região.

Todas as pesquisas que deram fruto ao livro foram realizadas na cachoeira do Macapá um dos atrativos turísticos do Polo Chapada das Mesas, situada na divisa dos municípios de Balsas e Fortaleza dos Nogueiras, a 45 km da cidade de Balsas e tem uma queda d’água com 65 metros de altura, sendo uma das mais altas do nordeste. Além dos aspectos ambientais e estéticos, a região possui comunidades tradicionais que apresentam grande valor social, cultural, tradicional e econômico para a região

Em períodos de chuva são formadas três quedas d’água, no entanto, no período de seca, apenas duas, devido a redução do volume de água nos rios Mosquito e Macapá que formam a cachoeira.

O Maranhão se informa aqui

Obras do saneamento básico em Balsas começará ainda em 2019, diz Roberto Rocha

Cachoeira de Macapá, foto tirada em período de cheia do rio. Arquivo: Emanuel Lemos

O objetivo do lançamento do livro foi aproximar a universidade e a comunidade do entorno do Macapá e alertar sobre os impactos que estão ocorrendo na região. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo