AgronegócioColunas

Balsas realiza abertura oficial da colheita da soja safra 2018/2019 com desafios

Duas empresas negociam implantação de indústrias em Balsas.

A 3ª edição da abertura oficial da colheita da soja no sul do Maranhão aconteceu nesta quinta-feira (21) na Fazenda Cajueiro, em Balsas (MA). O evento, realizado pela parceria entre Aprosoja/MA, Sindbalsas, Governo do Estado e Prefeitura de Balsas, teve como foco discutir os principais problemas enfrentados pelos agricultores e apresentar a região para os investidores.

Participaram do evento representantes do governo do estado, da prefeitura de Balsas, associações de produtores, instituições financeiras, fornecedores de insumos agrícolas e investidores.

A região de Balsas tem uma área plantada superior a 200 mil hectares. O pontapé inicial da colheita apresentou produtividade de 51 sacos por hectare, um resultado considerado excelente.

Balsas é uma região consolidada e em plena expansão que tem como alvo verticalizar a produção, transformando grãos em farelo, óleo e carne (ração para animais), visando criar emprego e renda.

O prefeito de Balsas, Dr. Erik Augusto, destacou que Balsas é um terra de oportunidades e está preparada para receber investimentos de todos os tamanhos. “Esse evento é para atrair as autoridades, colocar o setor produtivo primário com a gestão pública, debater os problemas, conquistar apoios e atrair investidores para conhecer a força do nosso agronegócio e o potencial da cidade”.

Os secretários estaduais de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, e de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Rafael Ribeiro, destacaram a disposição do governo para destravar todo e qualquer gargalo relacionado a produção de soja.

Ildon Grolli, proprietário da Fazenda Cajueiro, destacou os problemas de estiagem e as pragas durante a safra. “Entendemos que quando existem intemperes, problemas, precisamos do poder público e mostrar para a sociedade o grau de sacrifício que fazemos e o que estamos passando na agricultura do Brasil, especialmente na nossa região”.

O vice-governador Carlos Brandão destacou o apoio do governo do estado nas três edições da abertura da colheita, procurando ser parceiro dos produtores e esclareceu questões relacionadas às BRs. “Estivemos junto à bancada maranhense reunidos com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, diagnosticamos os problemas e desenhamos um projeto para resolvê-los. Em relação a MA 006, temos um financiamento com projeto aprovado em um banco chinês e estamos aguardando o aval do tesouro nacional para que libere-o e a aprovação do Senado Federal, que irá refazer o trecho entre Balsas e Alto Parnaíba. Sobre a MA 140, existe uma pendência com o financiamento do BNDS e estamos aguardando resolvê-la”.

No final da solenidade, foi assinado um termo de habilitação entre as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente que permite que o município licencie atividades do anexo II de resolução do Consema, de nº 24/2017 (trata-se do licenciamento ambiental)

Em discurso, o prefeito Dr. Erik Augusto ressaltou as negociações para implantação, em Balsas, de duas indústrias, uma de produção de álcool a partir do milho e outra para produzir fécula de mandioca, que já tem assegurada a compra do produto final pela Ambev e servirá para a fabricação de cerveja.

O Maranhão se informa aqui

Comemorações do 101º aniversário de Balsas se iniciam com sessão solene na CâmaraAutoridades presentes na abertura oficial da colheita da soja safra 2018/2019 – foto Emanuel Lemos

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo