DestaquesPolicial

Exército fiscaliza empresas que trabalham com materiais explosivos, em Balsas

13 militares do Exército participam da operação que dura até sexta-feira, dia 14.

Militares do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50 BIS) deram início, nesta terça-feira, 11 de setembro, à Operação Dínamo VI na região de Balsas (MA). A fiscalização se dará em empresas autorizadas a realizar atividades com uso de explosivos e produtos correlatos, com foco nas pedreiras e mineradoras da região para verificar procedimentos adotados, documentação, de acordo com o controle das mesmas sobre atividades realizadas

Segundo o Tenente Davi Parisoto, comandante da operação, que conta com 13 militares do Exército Brasileiro, a fiscalização acontece por meio da vistoria da documentação de controle de explosivos, das condições dos depósitos e do armazenamento dos Produtos Controlados pelo Exército.

“A operação durará até sexta feira e as mineradoras que se encontrarem com irregularidades, dependendo do grau, podem ser multadas e até ter suas licenças cassadas e serem impedidas de atuar”, ressaltou Parisoto.

A ação, que ocorre com o apoio dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e das Agências Governamentais, visa a fiscalização e o controle de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos e correlatos.

A fim de contribuir para a preservação da ordem pública, para a sensação de segurança das pessoas e dos patrimônios e para a prevenção de ilícitos, a Operação Dínamo VI fiscaliza os locais em que o Nitrato de Amônio, matéria-prima desses produtos, é fabricado e os sítios de entrada no país. Pela ação, são analisadas, também, as condições de armazenagem, o controle sobre o comércio, transporte e aplicação, a utilização e a prestação de serviço com explosivo e similares.

Durante a fiscalização, os militares e agentes dos OSOP realizam procedimentos como verificação da documentação, das condições de segurança, do controle da produção e do estoque, do armazenamento, da comercialização, do transporte e da utilização de explosivos, tudo segundo as normas e legislações em vigor.

As ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência com explosivos e, consequentemente, para a melhoria da sensação de segurança.

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo