DestaquesVídeos

Programa Mais Médicos oferece 112 vagas em 74 municípios do Maranhão; veja o edital

O Ministério da Saúde divulgou o edital do Programa Mais Médicos para o Brasil, com o intuito de preencher as vagas disponíveis em diversas regiões do país, especialmente devido às aprovações de médicos nas residências médicas. No estado do Maranhão, foram abertas 112 vagas em 74 municípios.

No total, em todo o território nacional, são oferecidas 2.231 vagas distribuídas em 1.277 municípios. Durante esta etapa, que durou de 16 a 22 de maio, os gestores das prefeituras e do Distrito Federal indicaram quantas vagas precisam preencher em cada localidade, dentro do total autorizado pelo edital.

Após essa fase de validação das vagas pelos municípios, o Ministério da Saúde irá publicar o chamamento aos profissionais interessados.

Além da reposição de vagas, o edital contempla a abertura de 66 novas vagas para atender populações quilombolas, assentamentos rurais, reservas extrativistas e população ribeirinha, garantindo o acesso à saúde nessas regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, ressalta a importância deste edital para confirmar a disponibilidade de vagas nos municípios participantes do programa.

Ele destaca que esse é um passo fundamental para dar continuidade ao chamamento de médicos e manter o quantitativo de 28 mil profissionais dentro do programa Mais Médicos. Mais de 25% das vagas estão concentradas em regiões de muito alta e alta vulnerabilidade social.

O critério de distribuição considera a situação de vulnerabilidade social, a dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais.

Neste edital, 11,7% das vagas foram destinadas a regiões de muito alta vulnerabilidade e 13,8% para áreas de alta vulnerabilidade social, totalizando 572 vagas destinadas a municípios de extrema pobreza.

O Programa Mais Médicos para o Brasil foi ampliado com a modalidade de coparticipação de estados e municípios, onde o valor da bolsa-formação do médico é descontado do Piso de Atenção Primária. Isso garante maior agilidade na reposição do profissional, enquanto o custeio dos auxílios moradia e alimentação permanece sob responsabilidade do município.

Neste edital, são oferecidas 158 vagas em 107 municípios de muito alta vulnerabilidade que anteriormente atuavam na modalidade de coparticipação, com bolsas custeadas 100% pelo governo federal, garantindo uma maior permanência desses profissionais nessas localidades.

O Maranhão se informa aqui – Acusado de negar atendimento a um recém-nascido, médico vai a Júri Popular no MA

Durante esta etapa, que durou de 16 a 22 de maio, os gestores das prefeituras e do Distrito Federal indicaram quantas vagas precisam preencher em cada localidade, dentro do total autorizado pelo edital.   #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo