DestaquesPolítica

Governo realiza mobilização para reforçar ações de prevenção e eliminação do mosquito Aedes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na tarde deste sábado (2) ações alusivas a Dia D Combate à Dengue. Na Praça Raimundo Silva, no bairro da Cohama, a programação reuniu a oferta de serviços em saúde e atividades educativas para reforçar as medidas para eliminação do mosquito Aedes Aegypti.

“Por determinação do governador Carlos Brandão e do secretário da Saúde, Tiago Fernandes, a estratégia de mobilização contra dengue é a aproximação com a população. Então, a ação foi em conjunto com a Associação Comunitária, na Cohama, onde a gente consegue trazer a população como agente principal de enfrentamento, porque a sociedade é o ator principal nesse enfrentamento à dengue e de outras arboviroses”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

Na programação, o moradores da região também atualizaram a caderneta vacinal com os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, serviços de aferição da hipertensão arterial e glicemia, consulta médica com clínico geral, entrega de preservativos masculino e feminino, lubrificantes e autotestes de HIV.

As crianças também aprenderam brincado sobre processo de evolução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. E ainda se divertira no pula-pula, com jogos e outras brincadeiras.

As pesquisas apontam que 75% dos criadouros do Aedes estão dentro dos domicílios, por isso a importância de sensibilizar a comunidade para o papel individual de cada um. Para reforçar a eliminação dos focos do mosquito, o Dia D Nacional de Combate à Dengue trouxe o tema “Dez minutos contra a dengue”.

A moradora Ana Paula de Carvalho, de 47 anos, participou da ação com os filhos Maria Júlia e João Manuel e a irmã Bianca. “Eu gostei muito, porque além da gente na semana não ter como ir ao posto e quando tem, num sábado perto de casa, facilita muito pra gente. Então é muito bom e é muito importante, do jeito que estão tendo vários casos. E sobre o cuidado em casa eu sempre tive.  Tanto é que eu tinha uma piscina plástica, mas já estava desativada. Mas mesmo assim, quando chove, vai entrando água, então eu fui levar lá pro ecoponto”, pontuou Ana Paula.

A aposentada Maria do Socorro Cortez, de 70 anos, foi a primeira a ser atendida na ação. “Eu medi a pressão e está normal, muito boa. Gostei muito daqui e esse trabalho é ótimo. Já tive chikungunya e sabe que até hoje acho que não fiquei boa? Eu tenho a maior preocupação, aproveitei agora com esses alertas e dei um monte de plantas e joguei outras fora. Nem os panos de prato eu deixo mais de molho, já lavo logo”, disse Maria do Socorro.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Cohama, Márcio Paulo Chaves, destacou a importância da mobilização entre governo e sociedade. “Maravilhoso quando o Estado vem até a gente. Quando eu soube da notícia eu fiz uma festa tão grande, porque vou mostrar para a comunidade o que é uma realidade, que nós temos dentro de casa, e nós podemos evitar”.

Dia D no Maranhão

Ao longo desta semana, a SES mobilizou os municípios através de reuniões sugerindo a adesão ao Dia D. Entre as cidades que realizaram atividades estão: Raposa, Nova Colinas, Caxias, Duque Bacelar, Buriti, São João dos Patos, São Domingos do Azeitão, Jartobá, Pirapemas, Itapecuru, Monção e Arari.

O Maranhão se informa aqui – Governo entrega equipamentos para impulsionar a agricultura familiar do Maranhão

Entre as cidades que realizaram atividades estão: Nova Colinas, São João dos Patos, São Domingos do Azeitão, Jartobá, Pirapemas, Itapecuru, Monção e Arari. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo