DestaquesPolítica

Governo entrega equipamentos para impulsionar a agricultura familiar do Maranhão

Os agricultores familiares do estado ganharam mais um importante incentivo para o aumento da sua produção e, consequentemente, da renda. Nesta sexta-feira (1º), o Governo do Maranhão entregou diversos equipamentos para impulsionar a produção e o beneficiamento dos produtos cultivados. A solenidade aconteceu no Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (Ceprama), bairro Madre Deus, em São Luís.

Os equipamentos foram viabilizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos de emenda do deputado federal Duarte Jr no valor de R$ 3 milhões.

Durante o evento, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, afirmou que os equipamentos vão melhorar a produção e a produtividade dos pequenos produtores.

“Esses equipamentos vão permitir que os produtores familiares do nosso estado ampliem a sua capacidade de produção. Com isso, eles vão ter maior rendimento e vão poder dar mais qualidade de vida às suas famílias. São equipamentos de diversos tipos que vão atender desde os agricultores, pescadores, artesão e outros. Esta é mais uma das muitas ações que nosso governo faz em parceria com a Codevasf e com o apoio da nossa bancada federal”, disse o governador Carlos Brandão.

Equipamentos

Foram entregues bomba periférica, caixa d’agua (500 litros e 2 mil litros), kits de irrigação por gotejamento, barraca de feira livre, motores de popa, motores de rabeta, fogão industrial, forno industrial, amassadeira industrial, liquidificador industrial, armário estufa para panificação e máquinas de costura (overlock, reta e corte a disco). São equipamentos que vão apoiar a produção, o beneficiamento e a comercialização dos produtos.

Os equipamentos entregues contemplam produtores familiares das cidades de São Luís, de Paço Lumiar, Santo Amaro, Humberto e Campos e Cedral. “É muito importante que a gente leve apoio para a agricultura familiar, que é o caminho que nós temos mais importante para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado, garantindo oportunidades, geração de trabalho, renda, preservação do meio ambiente, produção de alimento bom, saudável e com preço justo”, afirmou Bira do Pindaré, secretário de Estado da Agricultura Familiar.

Felicidade dos produtores

Para os produtores beneficiados os equipamentos representam mais trabalho, renda e dignidade. Cleonice do Vale, que faz parte do coletivo Mulheres do Campo em Ação, do Coquilho II, na zona rural de São Luís, recebeu uma máquina de costura. Agricultora, nos últimos anos ela também passou a usar a costura e o artesanato como fonte de renda extra.

“Eu já faço crochê e passei a me interessar pela costura, mas não tinha condições de comprar uma máquina. Então, eu estou muito feliz hoje porque agora eu vou poder costurar roupas para minha casa, meus filhos, e também para a comunidade, fazendo reparos e outros trabalhos que me ajudem a ganhar um pouco mais”, disse emocionada Cleonice do Vale.

Jaíldo Araújo da Silva, produtor da comunidade Rio Grande, zona rural de Santo Amaro, recebeu uma caixa d’água e motor de rabeta. “Eu estava precisando muito. Quem trabalha com agricultura está sempre precisando de equipamentos para melhorar a nossa horta. Hoje, eu tenho uma caixa d’água pequena e com essa vou poder irrigar melhor minha plantação”, contou.

Ao todo, foram entregues cerca de 3.500 equipamentos que foram disponibilizados pela Codevasf ao Governo do Maranhão, que fez a entrega aos produtores familiares por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), que fará o acompanhamento dos beneficiários, prestando toda a assistência necessária para garantir o aumento e melhoria da qualidade da produção.

O Maranhão se informa aqui – 4ª Ciretran retoma aplicação das provas práticas para obtenção de CNH em Balsas

Foram entregues bomba periférica, caixa d’agua, kits de irrigação por gotejamento, barraca de feira livre, motores de popa e de rabeta, fogão e forno industrial, amassadeira e liquidificador industrial, armário estufa para panificação e máquinas de costura.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo