AgronegócioColunasMaranhão

Presença de público em massa consolida a Feira Maranhense da Agricultura Familiar

No período de 7 a 9 de dezembro, aconteceu a 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf). Promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), que compõe o Sistema da Agricultura Familiar, a Femaf consolidou-se como um marco que deve integrar o calendário de feiras do estado.

O público compareceu em massa para visitação e aquisição dos produtos comercializados pela agricultura familiar. Mais de 28 mil pessoas participaram da Femaf ao longo dos três dias de programação, superando as expectativas. Após o encerramento, os números revelaram o impacto positivo do evento no fortalecimento da agricultura familiar e na geração de renda e emprego.

Com oito espaços temáticos distintos – Tecnológico (evidenciando o interesse crescente pela inovação no setor), do Cidadão, do Conhecimento, Institucional, da Comercialização, do Artesanato, Gastronômico e Cultural – a feira mostrou diversidade e riqueza cultural.

Agricultores familiares e economia solidária, através do artesanato, participaram com mais de 280 opções de comercialização com expositores, empreendimentos, instituições de movimentos sociais, associações e cooperativas, além de secretarias municipais de agricultura. O programa Mais Renda, restaurantes e bebidas, somaram mais de R$ 342 mil reais em comercialização de produtos maranhenses.

O evento contou com 99 atendimentos na carreta dos direitos, cadastramento de pessoas como doadoras de medula óssea e doação de sangue. O evento foi palco de 66 atividades entre palestras, oficinas, painéis, rodas de conversa, minicursos e lançamentos de livros, destacando a importância da disseminação do conhecimento. A participação nas atividades desenvolvidas nos Espaços do Conhecimento e Gastronômico contou com 870 inscrições.

A 1ª Femaf foi enriquecida pela diversidade de atrações culturais que se apresentaram nos três dias de programação. Artistas renomados como Chico César, Tambor de Crioula do Piqui da Rampa, Tripa de Bode, Grupo Feijoada Completa e Bia Mar, Quarteto Crivador, Trio Mulundus, Cena Roots, Baré de Casco e Walfredo Jair, Argumento, Comédia Pão com Ovo, Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, Chico Nô, Afrôs, Raiz Tribal e Boi de Santa Fé, encantaram o público no Espaço Cultural.

“Além do entretenimento, a 1ª Femaf também demonstrou seu compromisso social ao arrecadar uma tonelada de alimentos que serão doados para a Campanha ‘Natal Sem Fome’, contribuindo assim para amenizar as necessidades daqueles que mais precisam”, disse o secretário da SAF, Bira do Pindaré.

Ao todo, 33 instituições em diferentes modalidades, tais como ensino, pesquisa e extensão; secretarias de estado e autarquias; movimentos sociais; órgãos federais; financeiras; setor jurídico e privado de apoio sustentável à agricultura familiar estiveram presentes na Femaf.

Dentre as pastas e órgãos do Governo do Estado, participaram também equipes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Secretaria Extraordinária de Juventude (Seejuv), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) – por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), Farmácia Viva e da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma).

Participaram ainda representantes da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/SR/MA), Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Universidade Ceuma, Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Maranhão (Fedacma), Hort Canaã (Projeto Nosso Cacau), Eneva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Superintendência Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (SFA/MA), Superintendência Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA – CGDA/MA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Maranhão), Embrapa Cocais, Tratormaq, Mutum, Ventuno e a Homeliogás.

As entidades trouxeram atividades como lançamento de livros, apresentação de experimentos científicos, projetos de pesquisas e oportunidades de negócios que farão a diferença na vida dos agricultores familiares, dentre outros.

1º Concurso da Melhor Farinha D’Água

O ponto alto do evento foi o 1º Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão, uma iniciativa inédita concebida para valorizar a tradição e a cultura gastronômica local. O Maranhão, quarto maior produtor de farinha de mandioca do Brasil, desempenha um papel significativo no consumo nacional, absorvendo 18% da produção do país.

O concurso atraiu 84 participantes, entre pessoas físicas e jurídicas de todo o estado, que concorreram a um total de R$ 20 mil em prêmios. Tanto o júri técnico, composto por cinco especialistas renomados nas áreas de agronomia, gastronomia, cultura popular e órgãos estaduais especializados, avaliaram as farinhas concorrentes, quanto o júri popular, composto por 1.173 participantes que votaram ao longo dos três dias do evento. A premiação aconteceu no palco institucional no último dia da Femaf, dia 9 de dezembro.

Participaram do concurso agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, quebradeiras de coco e quilombolas. A participação foi aberta também a pessoas jurídicas com CNPJ ativo, devidamente relacionado às atividades da agricultura familiar, e cadastro no portal do Sistema de Informação Regional Familiar no Nordeste (Siraf/NE).

“A iniciativa buscou não apenas destacar a produção de qualidade da farinha, mas também promover o intercâmbio de conhecimentos e fortaleceu os laços entre os diversos agentes envolvidos na agricultura familiar do Maranhão”, pontuou Bira do Pindaré.

Troféu Babaçu: Homenagens e Reconhecimento

A solenidade de encerramento da Femaf contou com a presença do secretário da SAF, Bira do Pindaré, do secretário de Estado da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, e outras autoridades.

Durante a cerimônia, foram entregues os prêmios aos vencedores do concurso, além de homenagens por meio do Troféu Babaçu a pessoas e instituições importantes para a criação, o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão.

Na primeira edição do Troféu Babaçu, a SAF, homenageou Flávio Dino, Carlos Brandão, Dona Dijé, Manoel da Conceição, Dona Nice, Domingos Paz, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Legado e Expectativas Futuras

Bira do Pindaré destacou: “A Femaf não apenas promoveu a agricultura familiar, mas também enalteceu a riqueza cultural e gastronômica do Maranhão, consolidando-se como um marco para as futuras edições”.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar complementou: “Ao encerrar suas atividades, a Femaf deixa um legado de celebração, reconhecimento e promoção da cultura local. O evento não apenas impulsionou a agricultura familiar, mas também destacou o potencial de iniciativas que unem tradição, inovação e entretenimento. A expectativa agora é que o sucesso desta primeira edição inspire futuras feiras maranhenses de agricultura familiar, consolidando o evento como uma referência no calendário cultural e econômico do estado”, concluiu.

O Maranhão se informa aqui – Suplente toma posse na Câmara Municipal, após morte de vereador em Balsas

Mais de 28 mil pessoas participaram da Femaf, superando as expectativas. Os números revelaram o impacto positivo do evento no fortalecimento da agricultura familiar e na geração de renda e emprego.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo