DestaquesMancheteVídeos

Autorizada abertura de curso de medicina em Balsas e mais 08 regiões do Maranhão

O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, Nísia detalharam o novo edital para a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de Medicina no país durante coletiva de imprensa, na última quarta-feira (4), em Brasília (DF). Para o Maranhão, o edital prevê a autorização de nove cursos e 540 vagas para formação de futuros médicos.

Confira o edital

As novas vagas autorizadas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde destinam-se a nove regiões de saúde do Estado, que abrangem um total de 109 municípios.

Vale destacar que o Maranhão é a unidade da federação com a menor proporção entre quantidade de médicos e número de habitantes. De acordo com um levantamento divulgado em maio deste ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no Maranhão existe um médico para cada 8 mil pessoas.

A medida retoma o que é exigido pela Lei do Mais Médicos, permitindo que mantenedoras de instituições educacionais privadas apresentem projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados.

Com base em um estudo do Ministério da Saúde, foram pré-selecionados 1.719 municípios que façam parte de regiões com as seguintes características:

  • Ter média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes.
  • Possuir hospital com pelo menos 80 leitos.
  • Demonstrar capacidade para abrigar curso de medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas.
  • Não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.

As mantenedoras de instituições de ensino superior privadas (IES) interessadas em abrir novos cursos poderão apresentar ao governo, no máximo, duas propostas, limitadas a uma por estado. Cada curso poderá ter até 60 vagas, sendo limitados pelo número de vagas por estado.

O Maranhão se informa aqui – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja destaca escolha da cultivar

As mantenedoras de instituições de ensino superior privadas (IES) interessadas em abrir novos cursos poderão apresentar propostas. Cada curso poderá ter até 60 vagas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo