ColunasDestaques

Câmara de Balsas aprova PL que Institui a Carteira de Identificação do Autismo

Na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, a Câmara Municipal de Balsas realizou a 15ª sessão ordinária legislatura 2023, que teve entre os destaques aprovação por unanimidade do Projeto de Lei – PL 022/2023 – “Institui a Carteira de Identificação do Autismo no âmbito do município de Balsas e dá outras providências”.

De autoria da vereadora Fransuila Farias (PT) que em sua justificativa destacou que o documento é fundamental em razão das necessidades especiais apresentadas pelas pessoas portadores do Transtorno do Espectro Autista – TEA e os acompanhantes.

A definição e classificação das pessoas com autismo está fundamentada no ordenamento brasileiro. A Lei no 12.764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Conforme o texto aprovado, a carteira será expedida sem qualquer custo por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou representante legal acompanhado de um relatório médico confirmando o diagnóstico do TEA, bem como a demanda do documento exigido pelo competente órgão municipal e será expedido pelo órgão municipal a ser definido pelo decreto regulamentar do chefe do Poder Executivo Municipal.

A carteira de identificação do autismo terá validade por 5 anos, devendo ser validada com o mesmo número, verificada a regularidade da documentação recebida competente órgão Municipal pela expedição da carteira no autismo determinará essa missão no prazo de 30 dias.

O Maranhão se informa aqui – Câmara homenageia diretores da FAPCEN na véspera da abertura da Agrobalsas 2023

De autoria da vereadora Fransuíla Farias (PT), o PL 022/2023 – “Institui a Carteira de Identificação do Autismo no âmbito do município de Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo