AgronegócioColunasDestaques

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 15 de dezembro; Balsas tem média alta de vacinados

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa foi prorrogada até o dia 15 de dezembro. Além deste novo prazo para imunizar os animais, o produtor maranhense também terá estendida a data para comprovar a vacinação de seus rebanhos que irá até o dia 05 de janeiro de 2024.

A prorrogação da campanha foi em atendimento ao setor produtivo maranhense que encaminhou demanda para Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e obteve o deferimento do pleito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A aprovação para prorrogação desta etapa da campanha justificou-se pelo grande período de estiagem (seca) que o Estado vem enfrentando, com índices pluviométricos muito abaixo do esperando, segundo constatação do Núcleo de Metereologia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

“Esta prorrogação foi solicitada ao Mapa para que nossa cobertura não fosse comprometida e para que consigamos manter os bons resultados que o Maranhão vêm apresentando”, explicou a responsável  técnica pelo Programa de Vigilância para Febre Aftosa no Maranhão, a fiscal estadual agropecuária Margarida Prazeres.

De acordo com os dados disponivéis no sistema na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro, A Unidade Regional da AGED de Balsas tem números de animais já vacinados bem acima da média do estado e do rebanho apto para vacinação, chegou a 47%  já comprovada, com destaque para os municipios de Carolina e Riachão.

Esta é a penúltima etapa de vacinação que terá apenas mais uma etapa que ocorrerá durante o mês de abril de 2024. Uma série de estudos soroepidemiológicos para habilitar o estado que passará para o status de zona livre da doença sem vacinação.

A AGED lembra ao produtor que após a vacinação dos animais, ele deve procurar a Unidade da AGED em que a propriedade está cadastrada para comprovar a vacinação ou se preferir poderá fazer a comprovação através do Sistema de Gestão Agropecuária – SIGAMA, no site da AGED.

O Maranhão se informa aqui – Riachão recebe reforma do Hospital Municipal e obra estadual de pavimentação asfáltica

A aprovação para prorrogação desta etapa da campanha justificou-se pelo grande período de estiagem (seca) que o Estado vem enfrentando. O prazo para comprovar a vacinação irá até o dia 05 de janeiro de 2024. #OMaranhaoSeInformaAqui

Matéria atualizada às 15:56 do dia 30/11/2023.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo