AgronegócioDestaques

Regional da Aged em Balsas convoca produtores rurais para atualização de cadastro

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) iniciou uma campanha nos mais de 170 escritórios espalhados pelo Maranhão convocando o produtor rural para comparecer às unidades e atualizar cadastro e apresentar a geolocalização de propriedade. A medida auxilia o Estado avançar para o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação.

O Maranhão tem como meta, neste mês de fevereiro, atingir o índice de 70% das propriedades rurais geolocalizadas no sistema da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) para solicitar a suspensão da vacina para 2024. Hoje, o estado está com o 64,96% de propriedades com geolocalização. Esse percentual vai sendo alterado na medida que novas atualizações de acadastros vão acontecendo.

De acordo com a coordenadora de Defesa Animal da AGED/MA, Jucielly Oliveira, a retirada da vacina traz vantagens aos produtores e ao Estado do Maranhão.

“Com a retirada, os produtores economizam no custo com a vacinação, com as perdas de carne na toalet de carcaça nos frigoríficos em virtude do manejo inadequado da administração da vacina, além de promover o desenvolvimento da pecuária maranhense”, explicou Jucielly Oliveira.

O cadastro do produtor rural, de sua propriedade e suas explorações pecuárias é obrigatório, de acordo com o Decreto nº 30.608, de 30 de dezembro de 2015.

O produtor rural deve comparecer ou entrar em contato com os escritórios da AGED/MA mais próximo de sua propriedade ou do município que está localizado e solicitar o serviço que é gratuito.

Os treze municípios que compõem a Regional da Aged com sede em Balsas, contam com escritórios locais, a saber: Alto Parnaíba, Balsas, Carolina, Feira Nova, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

O Maranhão se informa aqui – Autoridades investigam descarte irregular de 500 embalagens de agrotóxicos em Balsas

A atualização auxilia o Estado avançar para o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação, diminuindo os gastos do produtor com vacinas e diminui a perda de carnes nas carcaças. O cadastro é gratuito. #OMaranhaoSeInformaAqui

OBS: Matéria corrigida às 16:06 de 10.02/2023

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo