ColunasDestaques

Judiciário de Balsas mobiliza comunidade na prevenção à exploração de crianças

O Judiciário da Comarca de Balsas realizou duas semanas de atividades comemorativas à passagem do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e mobilização da comunidade para a necessidade de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em todo o país.

A 4ª Vara da Comarca de Balsas coordenou uma ação conjunta com órgãos parceiros da  Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Balsas (Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, CRAS, CREAS, Casa Abrigo e Conselho Tutelar), para realização da Campanha “Bela Infância”, com atividades pontuais na comunidade.

A partir da segunda semana de maio foram realizadas palestras educativas das escolas públicas municipais, caminhada e ação de panfletagem nas ruas, com distribuição de cartazes, panfletos e adesivos e nos bares, hotéis e casas de espetáculos da cidade e na exposição agropecuária local, chamando a atenção das pessoas para a prevenção e divulgando o “Disque 100” para denúncia de casos de violência contra meninos e meninas.

No último sábado, 21, as palestras reuniram os estudantes da “Escola Padre Fábio Bertagnolli”, no povoado Batavo, na zona rural, a 240 km do centro de Balsas. Foram formados grupos, conforme a idade e a linguagem a ser utilizada na abordagem do tema, para grupos de crianças com menos de seis anos, entre 7 e 10 e adolescentes acima de 11 anos -, para assistirem palestras com servidoras do setor psicossocial do fórum de Balsas e dos órgãos parceiros da rede protetiva.

As atividades foram coordenadas, no meio da Justiça,  pelo juiz Douglas Lima da Guia (4ª Vara de Balsas), em parceria com os representantes das instituições e apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (CIJ/TJMA).

Colaboraram nas ações da campanha:  as assistentes sociais Ana Sheila Muniz, Linayra Lima; as psicólogas Mônica Leite e Natália Kury os representantes do Ministério Público, promotor de Justiça Tiago Carvalho Rohrr e o defensor pública Samuel Zacarias.

AGROBALSAS

As ações da campanha foram levadas a 18ª edição do AgroBalsas (16 a 20 de maio) com distribuição de material educativo pelos funcionários dos órgãos da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições de segurança e assistência social)..

O estande pelo Tribunal de Justiça foi compartilhado com a seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), oferecendo serviços da Ouvidoria, por meio de atendimentos a cidadãos e cidadãs.

As ações do “Maio Laranja” decorrem da passagem do “Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil” no Brasil – em 18 de maio. Qualquer caso de violência e exploração sexual de menores pode ser denunciado pelo Disque 100 – que atende em todo o território nacional.

VIOLÊNCIA SEXUAL 

Segundo informações divulgadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre 2016 e 2020, 180 mil meninas e meninos sofreram vítimas de violência sexual no Brasil. Os números foram divulgados em um levantamento que traça um panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, com base em registros da segurança pública dos estados.

O Maranhão se informa aqui – Prefeitura de Balsas receberá R$ 1,388 mi de royalties da Petrobras; veja quanto vai para o seu município

Foram feitas palestras educativas em escolas públicas municipais, caminhadas, distribuição de cartazes, panfletagem nas ruas, bares, hotéis e casas noturnas da cidade e agrobalsas, chamando a atenção para a prevenção e divulgando o “Disque 100” para denúncia de casos de violência contra crianças. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo