DestaquesVídeos

Governo realiza seminário para discutir prevenção ao câncer de pênis

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (1º), o 1º Seminário do Cuidado Integral à Saúde do Homem e a Prevenção do Câncer de Pênis no âmbito da Atenção Primária em Saúde. O evento foi sediado no Hotel Praia Mar, em São Luís, e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, coordenadores da Atenção Básica e gestores municipais de saúde.

“O seminário serviu para pensarmos em estratégias de como fazer o homem deixar de buscar os cuidados médicos de forma curativa e passe a fazer isso de maneira preventiva. Sabemos que isso esbarra em um tipo de comportamento ainda muito forte e presente, mas que pode ser transformado a partir da união de diversos atores no âmbito da saúde pública, fazendo com que esse público masculino passe a ir aos postos de saúde com mais frequência”, afirmou o superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes.

O Seminário abordou temas como: “Ferramentas do Ministério da Saúde na Saúde do Homem”, “A Situação epidemiológica do Câncer de Pênis no Maranhão – Desafios para o diagnóstico oportuno”, “Saúde mental em tempos de pandemia e a população masculina” e “Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Pênis no SUS”.

Segundo a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso, Claudiana Cordeiro, a saúde do homem deve ser prioridade durante todo o ano. “A ideia é fortalecer as ações estratégicas junto aos municípios, de forma que o público masculino passe a ir às unidades de saúde de forma preventiva. A proposta é também fomentar a formação de uma cultura de educação permanente, descentralizando a oferta de serviços a partir dos ciclos de vida do indivíduo a fim de que ele entenda a importância do autocuidado”, ressaltou.

Formação EAD

Ao final do evento, foi anunciado curso EAD com ênfase na saúde integral do homem, que será promovido pela Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA), intitulada “Promoção ao Cuidado da Saúde do Homem”.

De acordo com a diretora administrativa da ESP-MA, Ana Lúcia Nunes, a formação é uma oportunidade de promover a capacitação dos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde. “O curso funcionará em carga horária de 20 horas e é voltado para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, ou seja, todos aqueles que aqueles que estão na Atenção Primária, uma vez que estes têm, também, a missão de sensibilizar sobre a necessidade do autocuidado”, explicou.

A formação foi estruturada em três módulos e as inscrições estarão abertas no site da ESP-MA ([url=http://www.escola.saude.ma.gov.br]http://www.escola.saude.ma.gov.br[/url]) a partir do dia 2 de maio, com início das aulas a partir de 20 de maio. O curso foi elaborado em parceria com a Superintendência de Atenção Primária da SES, com a Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR) e a área técnica do Ministério da Saúde.

O Maranhão se informa aqui – Polícia Civil prende 7 pessoas em operação que investiga homicídio e tráfico de drogas em Balsas

Fonte: Agência de Notícia/Governo do Maranhão

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo