AgronegócioPolítica

Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogado até 31 de dezembro

O produtor maranhense agora tem até o dia 31 de dezembro para imunizar seu rebanho bovino ou bubalino de 0 a 2 anos de idade, animais estes que são alvos da desta segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atendeu a solicitação da Aged e produtores rurais do Maranhão. O desabastecimento das doses de vacina no comércio em 2021 foi a justificativa apresentada que levou em consideração a Agência, os produtores e demais instituições da Equipe Gestora do Plano Estratégico para Erradicação da Febre Aftosa (EGEPE-MA) para solicitar a prorrogação junto ao Ministério da Agricultura.

Objetivo da prorrogação
O Mapa, por meio da Divisão de Febre Aftosa (DIFA), emitiu no processo n° 21022.077589/2021-99, o parecer favorável ao pleito da AGED, com o propósito de manter a imunidade do rebanho maranhense em percentuais que assegurem a manutenção do status de zona livre de febre aftosa com vacinação, até que todas as ações do plano estratégico sejam cumpridas e o Estado tenha condições de retirar a vacinação e receber o reconhecimento internacional, pela OIE, de zona livre sem vacinação.

O produtor maranhense terá tempo hábil também para comprovar a imunização de seus rebanhos que também foi prorrogado até o dia 15 de janeiro de 2022. E, poderá ser feita no escritório da AGED onde o produtor tem a propriedade cadastrada. A outra opção ao produtor é fazer a comprovação de modo virtual.  Para isso basta consultar os telefones e contatos que se encontram no site (www.aged.ma.gov.br/atendimento).

Com os novos prazos, a perspectiva da Aged é de atingir um índice de cobertura vacinal acima de 95%, do universo de quase 3 milhões de bovinos e bubalinos no Estado do Maranhão com idade de 0 a 2 anos, animais estes alvo desta etapa de campanha. Agência acredita que é compromisso de todos continuar vacinando o gado para que o Maranhão avance e conta com a parceria do produtor em mais essa etapa.

O Maranhão se informa aqui – Sindicato Rural encerra atividades de 2021 com Mega Leilão em Imperatriz

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendeu solicitação da Aged e produtores rurais que justificaram o pedido por falta das doses de vacina no comércio. O prazo para comprovação é 15 de janeiro 2022. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo