ColunasDestaques

Agentes Comunitários de saúde exonerados da UPA pedem apoio a vereadores em Balsas

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que são técnicos de enfermagens e que estavam tirando plantão na função de técnico de enfermagens na UPA de Balsas, desde a inauguração em 2019, participaram da sessão na Câmara Municipal de Balsas, nesta segunda-feira, 28 de junho para buscar apoio dos vereadores.

Conforme o ACS, Ari Rogério, os profissionais foram informados de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC do Ministério Público Estadual – MPE que determinou a exoneração dos profissionais não efetivos (ACS) que atuam em plantões da UPA, e que os mesmos estariam exonerados a partir de 01 de julho de 2021.

A classe pediu aos vereadores que os apoiassem a não serem exonerados sumariamente, sem aviso. E alegam que sequer foram avisados que estariam exonerados. Eles almejam pelo ao menos um prazo para se prepararem melhor para essa perda de renda.

Ari Rogério – ACS na tribuna da CMBLs (Foto Julimar Queiroz)

“13 servidores estão nessa situação e já estão fora da escala de plantões na UPA. Com isso eles terão uma queda brusca em suas rendas e terão muitas dificuldades para cumprir seus compromissos. Esses profissionais estiveram na linha de frente de combate a covid 19 desde o início da pandemia. Muitos funcionários adoeceram, lutaram. E, não é justo a exoneração sumária dessa forma”, disse Ari Rogério.

O presidente da Câmara, vereador Moisés Coelho, juntamente com outros vereadores vão organizar uma reunião com o secretário Municipal de Saúde, Raylson Félix Barros, para discutir o problema. “Sem dúvida nenhuma a Câmara de Vereadores, está ao lado dos ACSs e vamos buscar o diálogo com o executivo municipal buscando uma solução que não prejudique os servidores”, ressaltou Moisés Coelho.

Uma comissão de servidores está formada hoje e juntamente com os vereadores para participar da reunião. Ficou agendada uma reunião para quarta-feira (30) ás 10:00 hs da manhã no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde.

O Maranhão se informa aqui – Balsas terá a 20ª Escola Militar do Maranhão

Uma comissão de servidores foi formada e juntamente com vereadores irão se reunir nesta quarta-feira (30) ás 10:00 hs da manhã no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, pra discutir o problema. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo