AgronegócioDestaques

Piscicultores recebem apoio para desenvolver produção em Formosa da Serra Negra

Preocupados com a cadeia produtiva e a comercialização de peixes em Formosa da Serra Negra, piscicultores do município solicitam ajuda técnica do Sindicato dos Produtores Rurais de Grajaú – SINPRUAGRA. Em reunião na manhã de sexta-feira (07/08), na chácara MARANATA em Formosa da Serra Negra, representantes do SENAR, AGED, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal de Formosa, e piscicultores discutiram questões que envolvem a produção e a comercialização de peixes.  

Conforme o piscicultor Rodrigo Costa, a atividade ainda é muito tímida na região e a maioria dos criam apenas para o consumo próprio. “São poucos os piscicultores que comercializam o pescado. E, o peixe que abastece a cidade vem da região de Balsas, sendo o mais comercializado é o tambaqui e o panga já também já aparece. Então estamos em busca de parceria para nos dá assitência técnica e transformar a atividade em rentável para os criadores da região que tem um excelente mercado”

O técnico de campo do SENAR em Grajaú e Formosa, André Nascimento, destacou a importância da organização do setor, detalhando os pontos fracos e fortes e questões que enfraquecem a categoria. Através da solicitação do grupo de piscicultores, o SINPRUAGRA se comprometeu a lutar para vinda de um técnico para cadeia da piscicultura como foi solicitado pelo grupo de produtores.

Para a técnica da AGED, Gláucia Barbosa, as ações iniciarão com um mapeamento do setor em Formosa e região, com foco sobre a produção, comercialização, rota de vendas, sanidade, ambiente externo e interno e potencial do mercado. Segundo o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais em Grajaú, Raimundo Simas, os interessados farão  uma bateria de cursos: “Eles terão acompanhamento de técnicos profissionais em piscicultura em um período extenso, vão se adequar a algumas normas e projetos, para após esse período de cursos, estarem capacitados na produção e comercialização de peixes”, disse.

O piscicultor, Raimundo Tomate, está atento às questões, desde a produção com qualidade até a eficiência na distribuição e comercialização. “Nós temos um bom produto, mas perdemos mercado para empresas de outras regiões, de outros estados”, e finalizou agradecendo as autoridades e o apoio da Prefeitura, importante para capacitação na piscicultura: “É missão do SINPRUAGRA é levar conhecimento e informação aos produtores, pois a concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, está mais difícil obter lucratividade, o que o produtor busca nesse tipo de capacitação é conseguir produtividade e custo/benefício”, complementou. 

Para o Secretário de Agricultura de Formosa,  João Pedro Arruda, a reunião foi uma forma de conhecer melhor a realidade atual e estimular a troca de experiências de pessoas envolvidas da produção e comercialização de peixes, para explorar os pontos fortes e entender as dificuldades deste setor que é pouco explorado no município.

Alda Coelho, mobilizadores dos cursos do SENAR na região de atuação do SINPRUAGRA enfatizou que está a disposição do grupo de piscicultores para realizar curso para esse grupo de produtores.

O SINPRUAGRA, atua nos municípios de Grajaú, Formosa, Itaipava, Sítio Novo, Amarante e Arame. Já trabalha no município Formosa, em parceria com com a prefeitura e suas secretarias, ministrando curso de Formação Profissional Rural – FPR e Promoção Social – PS. Também com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco na bovinocultura pelo programa  Retorno Certo. O programa Agro-Nordeste tem data prevista de implantação no município nos próximos meses e vai atender 25 produtores da Bovinocultura, por um período de 2 anos.

O Maranhão se informa aqui – Psicopedagoga ministra palestra em semana pedagógica em Formosa da Serra Negra

Produtores de leite e piscicultores do sul do Maranhão tem notícias animadoras

O evento teve a participação do SINPRUAGRA, SENAR, AGED, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal de Formosa e piscicultores da região.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo