DestaquesMancheteVídeos

Projeto para construção do novo aeroporto de Balsas tem início autorizado

Um novo aeroporto com capacidade de receber voos nacionais possibilitando melhor acesso a região, atrair investidores, grupos empresariais é um sonho da sociedade balsense. Desde o início da atual gestão tem se empregado um grande esforço em parceria com o estado para concretizar esse sonho. 

Um passo muito importante foi a autorização da licitação de projeto para a construção do aeroporto dado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Serão R$ 14,7 milhões em investimentos do Governo Federal com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para a construção de aeroportos regionais nas regiões Norte e Nordeste.

Os recursos vão possibilitar a elaboração dos projetos. Uma parceria do Ministério da Infraestrutura com a CODEVASF para elaboração dos projetos do novo aeroporto regional de Balsas.Já foram desenvolvidos Estudos de Viabilidade Técnica e Estudo Preliminar. A CODEVASF vai conduzir o procedimento licitatório para contratação dos estudos, ensaios e projetos, visando a construção do novo aeroporto. Os custos estão estimados em R$ 2,4 milhões, com prazo de até 15 meses para entrega dos produtos. 

O edital deve ser publicado no site da empresa nas próximas semanas. O atual aeródromo foi declarado inviável para expansão, por estar imerso na malha urbana, sem possibilidade de receber operações de aeronaves de maior porte.

A proposta é que o aeroporto de Balsas passe a receber voos de grandes companhias aéreas como Azul, Latam e GOL. No Maranhão, atualmente somente as cidades de São Luís e Imperatriz têm voos regulares das grandes empresas.

Com a construção do novo aeroporto de Balsas, que deve ficar pronto em 2022, toda a região do complexo turístico da Chapada das Mesas deve ganhar força e um novo investimento. Cidades como Riachão e Carolina, que ficam próximas seriam as principais beneficiadas. Porém, outros municípios como Pastos Bons, São João dos Patos e outros também seria beneficiados. 

“Vale lembrar: é um projeto grande e de longo prazo. Já temos um imóvel que está sendo desapropriado pelo governo do estado a 20 kms do centro de Balsas, na margem esquerda da rodovia BR 230 no sentido Riachão. Depois de finalizada a etapa do projeto que deve durar cerca de 15 meses até a sua conclusão, vamos entrar em fase de orçamento. Daí licita a construção”, ressaltou Adriano Tito, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

O Maranhão se informa aqui – SEINC divulga tomada de preços para iluminação do Aeroporto de Balsas

O novo aeroporto será construído em um terreno, distante cerca de 20 Km do centro de Balsas na margem esquerda da BR 230, sentido Riachão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo