DestaquesVídeos

Pesquisadores do MA criam cabine de desinfecção para combater o novo coronavírus

Desenvolvedores afirmam que a cabine é de baixo custo e deve ser usada em hospitais ou locais com aglomerações.

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) criaram uma ‘cabine de desinfecção’ para o combate ao novo coronavírus.

A função da cabine é higienizar o corpo inteiro das pessoas, especialmente em ambientes hospitalares ou com grande possibilidade de aglomeração, como shoppings, terminais, ambientes escolares e supermercados.

De acordo com o professor Kaio Nogueira, a cabine utiliza uma tecnologia diferenciada e de baixo custo. Ao entrar na cabine a pessoa precisa colocar as mãos na cabeça, fazer um giro de 360º e depois sair, conforme o vídeo disponível na página do G1 Maranhão (clique aqui).

O professor Kaio declara ainda que o produto é eficaz no combate a vários vírus e também bactérias. A pessoa que usa a cabine sai com uma pequena película do sanitizante e não sai molhada.

“Quem passar por uma delas recebe um jato de 50 ml de um produto químico diluído, desenvolvido por laboratório e certificado pela Anvisa. Inofensiva aos olhos e pele. É como se fosse uma pequena formação de suor. A substância combate alguns tipos de vírus, incluindo o Coronavirus, e é capaz de permanecer na roupa das pessoas por 3 a 5 horas”, afirma o professor Kaio.

Estrutura

A cabine é equipada com estrutura metálica e revestida com uma lona. Dentro dela há um sistema de tubulação, por onde serão dispensados jatos pulverizados de solução química diluída.

Sistema de automação da cabine — Foto: Kaio Nogueira
Sistema de automação da cabine. (Foto: Reprodução/Kaio Nogueira)

A estação de desinfecção precisa apenas de uma alimentação de 220V e seu reservatório garante uma autonomia de até 24h, sem reabastecimento. O projeto também pode ser de tamanhos diferentes, de acordo com as necessidades e locais de uso.

O primeiro protótipo, que já está pronto, será doado a uma instituição de saúde para ajudar na desinfecção de profissionais e pacientes. Outras nove cabines estão sendo desenvolvidas para contribuir com o sistema estadual de saúde.

O Maranhão se informa aqui.

Fonte: G1 Maranhão

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo