O golpe do falso sequestro tem aumentado na cidade de Balsas. É um golpe conhecido, mas muitas pessoas acabam caindo porque os criminosos usam o emocional para engana-las. Usam sempre uma pessoa próxima da vítima, ela fica nervosa e acaba acreditando na história e até passando informações sem perceber. E ainda acredita que o criminoso realmente tinha dados dela.
Dr. Fagno Vieira, titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Balsas/MA, faz um alerta de como a pessoa vítima do golpe deve agir, confira:
Desconfiar
Os verdadeiros sequestradores procuram famílias ricas em que pode render um valor. As negociações são demoradas, dão tempo para a família levantar o valor. Os pagamentos eles exigem que sejam feitos em dinheiro em espécie. Eles jamais pediriam para fazer depósitos em conta, pois isso facilitaria em muito o trabalho da polícia para chegar até eles. Se você não tem condição financeira alta, desconfie.
Calma ao receber ligações:
Ao receber este tipo de telefonema, mantenha a calma e, se ouvir uma pessoa gritando ao fundo, não diga o nome de seus familiares. Em 90% dos casos, o contato é estabelecido e verifica-se que a pessoa não está sequestrada. Nos 10% restantes, a pessoa pode estar sem sinal de celular, dormindo, no cinema, na estrada.
Não atenda as orientações dos criminosos
Eles ordenam que as pessoas não se comunique com a polícia, que não fale com ninguém e não desligue o telefone até que tenham feito o depósito e ou pagamento do sequestro. Nada disso pode ser atendido. Desligue imediatamente o telefone e tente contato com o suposto sequestrado —
- O Maranhão se informa aqui
-
Avança investigações da morte de menor ligado ao PCC em Balsas, diz delegado
- Confira matéria na integra exibida na TV Capital, canal 8 – Balsas/MA
Centenas de pessoas caem diariamente nesse golpe, fazendo depósitos em contas. #OMaranhaoSeInformaAqui