DestaquesVídeos

Delegado de Balsas dá dicas sobre como agir contra golpe do falso sequestro

O golpe do falso sequestro tem aumentado na cidade de Balsas. É um golpe conhecido, mas muitas pessoas acabam caindo porque os criminosos usam o emocional para engana-las. Usam sempre uma pessoa próxima da vítima, ela fica nervosa e acaba acreditando na história e até passando informações sem perceber. E ainda acredita que o criminoso realmente tinha dados dela.

Dr. Fagno Vieira, titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Balsas/MA, faz um alerta de como a pessoa vítima do golpe deve agir, confira:

Desconfiar

Os verdadeiros sequestradores procuram famílias ricas em que pode render um valor. As negociações são demoradas, dão tempo para a família levantar o valor. Os pagamentos eles exigem que sejam feitos em dinheiro em espécie. Eles jamais pediriam para fazer depósitos em conta, pois isso facilitaria em muito o trabalho da polícia para chegar até eles. Se você não tem condição financeira alta, desconfie.

Calma ao receber ligações:

Ao receber este tipo de telefonema, mantenha a calma e, se ouvir uma pessoa gritando ao fundo, não diga o nome de seus familiares. Em 90% dos casos, o contato é estabelecido e verifica-se que a pessoa não está sequestrada. Nos 10% restantes, a pessoa pode estar sem sinal de celular, dormindo, no cinema, na estrada.

Não atenda as orientações dos criminosos

Eles ordenam que as pessoas não se comunique com a polícia, que não fale com ninguém e não desligue o telefone até que tenham feito o depósito e ou pagamento do sequestro. Nada disso pode ser atendido. Desligue imediatamente o telefone e tente contato com o suposto sequestrado —

Centenas de pessoas caem diariamente nesse golpe, fazendo depósitos em contas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo