DestaquesPolítica

Dia Mundial de Combate e Prevenção a Hanseníase: índices de Balsas são altos

O último domingo do mês de janeiro celebra o Dia Mundial contra a Hanseníase. Cercada por mitos e preconceitos, a doença antigamente conhecida como lepra, tem cura, porém, pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos novos da doença, atrás somente da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos nos estados brasileiros, incluindo adultos e crianças. Com 91 casos de hanseníase notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, sendo que 86 são de novos casos. Balsas se coloca entre os cinco município prioritário do Maranhão, ao lado de: Açailândia, Caxias, São José de Ribamar e São Luís.

A Coordenação Municipal do Programa de Combate a Hanseníase intensificou ações durante todo o mês de janeiro atuando em locais como, Unidade do Viva Cidadão, Hiper Mateus, Escolas e outros, com palestras, orientações, busca ativa de casos suspeitos, atendimento médico, avaliações e teste de sensibilidades.

As ações alusiva ao Janeiro Roxo, focando a conscientização e Combate à HANSENÍASE estão acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, locais onde são feitos os diagnósticos e tratamentos.

O Maranhão se informa aqui

Coordenação de hanseníase realiza consultas e teste de sensibilidade no Viva Cidadão de Balsas

As ações alusiva ao Janeiro Roxo, estão acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, locais onde são feitos os diagnósticos e tratamentos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo