MancheteVídeos

Coordenação de hanseníase realiza consultas e teste de sensibilidade no Viva Cidadão de Balsas

A Coordenação Municipal do Programa de Combate a Hanseníase realizou nesta quinta-feira (16) uma açaõ para usuários da Unidade do Viva Cidadão em Balsas/MA, com: palestras, orientações, busca ativa de casos suspeitos, atendimento médico, avaliações e teste de sensibilidades. Ação foi repetida nos Viva Cidadão de todo o Maranhão por se tratar de locais com alto fluxo de pessoas. Em Balsas a equipe foi formada por dois médicos e uma equipe da Unidade Básica de Saúde, do bairro Nazaré.

Chico Maranhão, médico especialista em saúde da família, ressaltou que o Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em casos de hanseníase e os principais sintomas da doença: manchas na pele com alteração da sensibilidade térmica e/ou dolorosa; comprometimento neural periférico em mãos e/ou pés e/ou face; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés; áreas com diminuição dos pelos e do suor.

A médica especialista em saúde da família, Leonilde Maranhão, disse que a hanseníase não é uma doença que tem vacina para evitar e que a prevenção consiste no diagnóstico de todas as pessoas o mais rápido possível, e tratar para que as pessoas evitem a transmissão. “Após diagnóstico clinico de pode ser: paucibacilar, é a inicial da doença e o tratamento é realizado com seis doses de Poliquimioterapia. Na forma multibacilar, o tratamento é realizado com doze meses. As pessoas que convivem com o paciente, especialmente crianças são avaliadas para diagnosticar qualquer contaminação”.

Liana Maria Santos, coordenadora Municipal do Programa de Combate a Hanseníase e Tuberculose disse que até dia 31 de janeiro todas as UBS intensificam ações preventivas. E com o início das aulas também serão realizadas ações nas escolas, como no dia 23 na Escola Municipal Elias Alfredo Cury, bairro Potosí. “Temos os Agentes Comunitários de Saúde estão envolvidos e realizam as visitas domiciliares focando na hanseníase. Temos os profissionais médicos e enfermeiros realizam consultas e testes de diagnósticos, pois se doença avança ela pode deixar sequelas, incapacidades. O tratamento é gratuito”.

A transmissão acontece por gotículas que a pessoa infectada solta na respiração, no espirro, na saliva ou na tosse. A bactéria não se transmite no contato direto com a pele. E mais ou menos 10% pessoas expostas se contaminam, geralmente pessoas com sistema imunológico baixa.

A hanseníase tem cura. Em Balsas a população deve procurar uma das 28 unidades básicas de saúde para fazer os testes que serão realizados durante o ano inteiro.

O Maranhão se informa aqui

Hiperendêmico município de Balsas realiza ações de enfrentamento a hanseníase

Equipe com os médicos: Leonilde e Chico Maranhão com a coordenadora Liana santos – Foto Emanuel Lemos

A transmissão acontece por gotículas que a pessoa infectada solta na respiração, no espirro, na saliva ou na tosse. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo