ColunasDestaques

Volta as aulas: o desafio de preparar a criança com autismo para esse momento

O período volta às aulas pode ser bem esperado para algumas crianças que encontram nesse momento um grande prazer; Mas para outras, a retomada da rotina significa o retorno para as demandas maçantes e desmotivadoras. Com as crianças com autismo não é diferente. Existem aqueles que terão uma sensação muito melhor que os demais. Então pegue a caneta e anote essas dicas da especialista, psicopedagoga Benilde Miranda, que ainda dá tempo de ajudar seu filho(a).

Por esse motivo separei algumas dicas importantes para garantir que esse retorno ou ingresso seja mais seguro e agradável possível.

1. PREVISIBILIDADE – Não faça surpresa para sua criança, é muito importante que ela já conheça a escola (em caso de ser o primeiro ano escolar ou transferência). Além de uma visita prévia é necessário mostrar imagens da fachada, ambientes e pessoas que estarão com ela como sua professora, por exemplo.

2. É IMPORTANTE que na semana anterior ela inicie o ritual de dormir e acordar mais cedo; ajude nos preparativos como materiais, mochila, uniforme. Isso garante que vá se acostumando com a volta às aulas.

3. Permita nos primeiros dias que a criança leve consigo algum brinquedo ou item familiar para escola, pois pode trazer uma sensação de segurança para criança neste novo ambiente.

4. É muito importante um “guia visual.” Repasse as imagens previamente selecionadas da rotina escolar, incluindo as atividades e momentos que acontecerão como: fila, brincadeira no parque, lanche, atividade pedagógica, dentre outras.

5. REPASSE também com apoio visual as regras comportamentais priorizando sempre mostrar os comportamentos esperados.

Essas dicas formam um conjunto de ações que a família pode estar trabalhando com sua criança para que seu pequeno tenha maiores chances de uma adaptação de sucesso.

É fato que as crianças com autismo demandam de um cuidado especial, mas são muito capazes de passar por um processo de desenvolvimento comum se estimuladas forem de forma incessante e a escola tem grande poder nesse processo.

O Maranhão se informa aqui

Volta as aulas: o desafio de readaptar a rotina escolar da criançada

Para algumas crianças as aulas ainda não começaram, então conheça dicas da especialista, psicopedagoga Benilde Miranda. Ainda dá tempo de ajudar seu filho(a). #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo