ColunasDestaques

Volta as aulas: o desafio de readaptar a rotina escolar da criançada

Com a chegada do mês de agosto a criançada começa a volta as aulas para o segundo semestre letivo. Acostumados a rotina de férias, os pequeninos geralmente encontram dificuldades em volta a se concentrar e até mesmo no caso dos que estudam pela manhã de acordar cedo. Pensando nisso para evitar problemas e começar o período escolar com todo gás, a psicopedagoga Benilde Miranda dá algumas dicas para que pais e filhos voltem as aulas sem preocupações

Recomendações

Segundo Benilde, a maior dificuldades que tanto os pais como as crianças enfrentam no período pós férias é voltar a rotina de compromissos e se adequar nessa agenda.

“O ideal é que na última semana de férias os pais já iniciem o processo revendo, repondo materiais, uniformes, incluindo as crianças nesse processo. Além disso colocar as acrianças para dormir mais cedo e acordar um pouco mais cedo também podem ajudar as crianças a entrarem no ritmo”.

A psicopedagoga ainda ressalta a importância de os pais manterem um diálogo com a escola, não só no início do semestre letivo, mas durante todo o ano: “o desenvolvimento infantil é algo que a família deve estar sempre atenta e não há melhor forma de fazer isso do que em parceria com a escola”. Segundo Benilde, é nesse espaço repleto de oportunidades para o desenvolvimento de uma criança que os pequenos de uma forma natural tem contatos com grupos que estão ali presentes e também com regras sociais “pais atentos devem entregar seus filho e sempre dialogar com o professo e/ou coordenador. Este elo é importante, necessário e prudente”, afirma a profissional.

Apesar de estimular os filhos a voltarem a rotina escolar é necessário que a criançada também tenha seu momento de descontração, Benilde fala sobre esse equilíbrio. “É recomendável que os pais sempre tenham o hábito de ter momentos de diversão que sejam pensados nos pequenos. Esse afeto trás as crianças alegria, saúde emocional e confiança nos pais. Esses momentos são significativos para a construção de valores”.

Os pais devem observar no retorno das férias escolares. A primeira coisa que deve ser feita é sentar com a criança e conversar para juntos reorganizar a rotina.

Material escolar

É parte fundamental do processo de aprendizado, por isso os pais ou responsáveis devem estar atentos aos leva-los para a escola, evitando que a criança fique sem participar de alguma atividade pela falta do material.

Tudo tem seu tempo é muito importante que os pais organizem a agenda dos pequenos para que eles tenham o tempo certo para cada tarefa escolar e também para brincar isso faz toda a diferença para desenvolvimento infantil

Leia com o seu filho: lê com a criança incentiva o desejo pela leitura, instiga a imaginação e a memória, esses são benefícios fundamentais para a evolução escolar.

O Maranhão se informa aqui

Comissão técnica do Corinthians realizam clínica para garotos da base do Balsas Futsal  

Crianças com deficiências terão brinquedos adaptados em parques e locais de lazer em Balsas

Psicopedagoga dá dicas de como preparar os pequenos no pós férias. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo