ColunasDestaques

Uso de drone garante investigações mais precisas, diz delegado Regional de Balsas

Com imagens em alta definição mesmo a quilômetros de distância, os drones são ferramentas que garantem mais precisão ao trabalho de investigação da Polícia Civil, diz Dr, Fagno Vieira, delegado titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Balsas/MA, em entrevista ao Diário Sul Maranhense, concedida após receber um drone da marca DJI, modelo mavic 2, doado pelo Ministério Público estadual.

Dr. Fagno Vieira descreveu como o equipamento pode fazer a diferença nas investigações criminais.

O drone como ferramenta para investigação

Recebemos um equipamento com tecnologia apta para a investigação, equipado com câmeras potentes e capacidade de sobrevoar e filmar movimentos que possa indicar crimes potenciais. Imagine situações especificas em que seja comum a venda de drogas de maneira explicita na cidade, quando o policial se aproxima atividade criminosa cessa tornando quase impossível se registrar o momento do crime e o drone vai possibilitar um acompanhamento mais detalhado dessas ações.

Uso em mapeamento e levantamento de áreas

Pode ser utilizado para produzir imagens aéreas de imóvel que seja alvo de mandado de busca e apreensão, permitindo que se possa definir de maneira exata estratégias de entrada no local, mostrando como é a porta dos fundos. Se tem grade, se tem muro, se tem cachorros, etc. Permitirá que a polícia saiba traçar previamente a melhor estratégia para entrar no imóvel, com menos riscos a integridade dos policiais e envolvidos. Detectar rotas de fuga, no caso de alguém conseguir furar o cerco policial. Também em operações na zona rural com vegetação, para descobrir possíveis plantações de maconha. O drone será os olhos da polícia, pois a câmera aproxima a imagem permitindo detectar movimentos.

Investigações de acidentes de trânsito e simulações de crime

Seria possível com o sobrevoo identificar marcas de frenagem e outros detalhes da colisão para determinar com muito mais precisão a velocidade dos veículos e a causa da ocorrência. Para produzir imagens de simulações de crimes de maneira muito mais precisa. Uma infinidade de utilidades. Para manusear bem a ferramenta e utilizar todos os recursos que ela oferece, um policial receberá treinamento

Parceria com o Ministério Público

Agradecemos a iniciativa do Ministério Público através do Dr. Moisés Caldeiras Brant e Dr. Antônio de Castro Lisboa Viana Júnior que tem esse compromisso de atuar para melhorar as condições de trabalho da polícia, através da doação de ferramentas. A Delegacia Regional já foi beneficiada com equipamentos, como: câmeras de monitoramento, cerca elétrica e outros adquiridos a partir de uma ação de não persecução penal. Também com a autorização para utilizar veículos aprendidos em várias ações da polícia civil.

O Maranhão se informa aqui

Ministério Público e Judiciário doam drone para o 4º Batalhão da PM em Balsas

Delegado Fagno Vieira com promotores: Dra. Moisés Brant e Antônio Lisboa – Foto reprodução

Equipamento será usado em investigações criminais em 13 municípios, área da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo