AgronegócioDestaques

Desabafo de um produtor rural e os desafios da atividade no polo produtor de Balsas

O polo produtor de Balsas abrange dezenas de municípios no sul do Maranhão e deixou de ser fronteira agrícola para ser uma área de produção consolidada com mais de 600 mil hectares de áreas de plantios. Na região centenas de agricultores produzem diversas culturas, como: soja, milho, milheto, sorgo, cana de açúcar, feijão e outros.

O setor foi responsável nos anos de 2018 e 2019 pelo crescimento do PIB do Maranhão bem acima da média nacional. Mas o setor enfrenta inúmeros desafios com a pobreza dos solos da região, a constante ocorrências de estiagens, fazendo que nas ultimas 3 décadas a média foi de 4 anos ruins com prejuízos a cada dez anos.

A logística para escoamento da produção e para a chegada de insumos agrícolas é um gargalo que encarece o custo de produção e mais recente a lei sancionada pelo governador Flávio Dino que instituiu uma nova taxa de 3% sobre grãos produzidos e transportados no Estado do Maranhão, passando a valer a partir de março de 2020.

Um produtor rural escreveu o desabafo a seguir:

Sobre a produção no Maranhão referente a grãos, se deve exclusivamente ao produtores rurais de todos os níveis. Pois todos tem maior campo de transformação a céu aberto e com todos os riscos climáticos e custos elevadíssimos a todos os anos…

Com uma logística das mais piores do BRASIL, onde frete a todos os dias tem mudanças, sendo que certo lugares não chegam produtos/insumos e até mesmo óleo diesel para fazermos plantio e até mesmo os tratos culturais…

Devemos sim apoiar e agradecer todos os dias aos guerreiros produtores do nosso estado maranhense, que até hoje perpetuam em suas propriedades com todos riscos negociais, jurídicos, climáticos e instabilidades governamentais…

Que nunca deixemos algumas atitudes, péssima de desinformados, prejudicar ainda mais o agronegócio que poderá crescer a cada ano, gerando melhores índices econômicos ao estado…

Pensemos nisso, e valorizemos todos os produtores todos os dias….

Sou produtor de grãos com sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Mas quero ter rentabilidade, pois não estou tendo atualmente…

Muito obrigado!

O Maranhão se informa aqui

Taxa sobre a produção de milho aumenta lista de problemas da agricultura no Maranhão

Produtores rurais querem encontro com o governador do estado para colocar a mesa a situação do setor que não suporta pagar essa taxa. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo