DestaquesPolítica

Governo investirá R$ 70 milhões na saúde de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta terça-feira (3), novas medidas que serão tomadas pelo governo no cuidado com a saúde das pessoas com deficiência. A divulgação, que marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, trouxe a criação de 66 novos serviços de odontologia e ortopedia com o repasse de R$ 70,1 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, dos 66 novos serviços lançados, serão 20 Centros Especializados em Reabilitação (CER), 8 Centros Especializados para Pacientes com Doenças Raras, 7 Oficinas Ortopédicas e 31 Centros Odontológicos (CEO). O ministro também anunciou que serão lançados dois guias para orientar os profissionais que atuam no cuidado de pessoas com deficiência.

O primeiro deles será o Guia de Órtese e Prótese, que trará orientações necessárias à adoção das melhores práticas relativas às etapas de prescrição, concessão, adaptação e manutenção das Órteses e Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM). O objetivo da publicação é proporcionar maior segurança e efetividade na atenção à saúde da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

O segundo guia será o de Saúde Bucal, que vai focar nas deficiências que possuem o maior número de demandas nos consultórios odontológicos, como a deficiência intelectual, demência, Doença de Parkinson, paralisia cerebral, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo. O material vai trazer as condições bucais mais comuns nesses pacientes, além de orientar sobre o uso de meios que facilitem a higienização bucal e que promovam a prevenção de problemas odontológicos.

O Maranhão se informa aqui

Câmara aprova projeto de lei que autoriza pagamento dos precatórios aos professores

Serão beneficiados pessoas com deficiência intelectual, demência, Doença de Parkinson, paralisia cerebral, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo e outros. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Pleno News

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo