DestaquesPolítica

Campanha mostra a gestantes e mães do Bolsa Família benefícios extras na gravidez e amamentação

As mulheres beneficiárias do Bolsa Família contam com uma renda extra durante a gravidez e os primeiros meses da amamentação: são os benefícios variável gestante e variável nutriz. Mas poucas maranhenses têm conhecimento desses benefícios, que podem fazer a diferença na saúde e na qualidade de vida de mães e bebês. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) está com a campanha “Mulheres do Bolsa Família” em todo o Maranhão.

“Esses benefícios ajudam as futuras mães, complementando o que já recebem, durante os nove meses da gravidez e durante seis meses do período de amamentação”, explica o deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Social Márcio Honaiser.

Para terem acesso aos benefícios, que são federais, as gestantes e mães que já recebem o Bolsa Família precisam procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o agente de saúde e registrar seu acompanhamento pré-natal, já que o benefício variável gestante está ligado ao pré-natal regular. Assim, a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias municipais é fundamental para o sucesso da campanha.

Quem já está com a gestação avançada ou já deu à luz, o benefício variável gestante ou nutriz é concedido pelo prazo atualizado desde o nascimento, de forma automática, quando a informação é registrada no sistema do Programa Bolsa Família na saúde. Por exemplo, se o bebê já tem dois meses, a mãe ainda tem direito a quatro meses do benefício variável nutriz. Ou se a gravidez já está no quarto mês, a mãe tem direito a cinco meses do benefício variável gestante e seis meses do benefício variável nutriz.

Assim, quanto mais cedo as gestantes buscam o serviço de saúde, mais cedo começam a receber o benefício e iniciam o pré-natal, diminuindo as chances de complicações e a mortalidade materna e infantil. “Esse é o nosso maior objetivo, garantir mais saúde e qualidade de vida a toda uma geração de maranhenses que está chegando e suas mães”, disse o secretário Honaiser.

O Maranhão se informa aqui

Rotary Club realiza carreata e acompanha multivacinação em postos de saúde de Balsas

Márcio Honaiser apoia ações sociais em várias regiões do estado no Dia das Crianças

Assista vídeo

Com a campanha Mulheres do Bolsa Família, a Secretaria de Desenvolvimento Social busca levar a mais maranhenses benefícios variável gestante e variável nutriz #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo