DestaquesManchetePolítica

Dia do Médico é comemorado com mutirão de cirurgias e entrega de equipamentos em Balsas

Dia do Médico é celebrado anualmente em 18 de outubro. E para comemorar a data a Prefeitura de Balsas realiza mutirão de cirurgias e entrega novos equipamentos para o centro cirúrgico do Hospital Balsas Urgente (HBU).

De acordo com Marielza Gomes, diretora do HBU, serão 22 cirurgias eletivas, além das cirurgias de urgência e emergência do dia a dia do hospital. Foram entregues para o uso uma Termotesinfectora ultrassónica e um autoclave digital com barreira

Conforme o secretário Municipal De Saúde. Raylson Félix, a programação terá:

  • Dia 17, mutirão de cirurgia no HBU, mutirão na atenção básica no Posto de Saúde do Residencial Veneza
  • Dia 18, mutirão de cirurgias no Hospital Regional, Dr. José Bernardino, parceria da Prefeitura de Balsas e Governo do Estado e na atenção básica no bairro Jocy Babosa.

“Temos uma parceria entre a Prefeitura de Balsas, Governo do Estado e Associação Balsense de Médicos (ABM) juntos pela saúde. O dia é do médico mas quem ganha é a população”, disse Raylson Félix.

Luciano Macedo, presidente da ABM, destacou que cerca de 35 profissionais participam do mutirão, tanto das cirurgias eletivas como na atenção básica, entre eles médicos, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagens, sendo que todos os que não estão de plantão estão doando voluntariamente seu trabalho para atender os pacientes.

O prefeito municipal de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva, lembrou que a realização de mutirões já é uma tradição. “Desde o início da gestão implantamos a realização de mutirões de cirurgias eletivas como uma prioridade no governo para tirar as pessoas da fila. Quem sabe a necessidade é quem está na fila, sofrendo, esperando ser operado. E, como dia 18 de outubro é dia do médico, a prefeitura formou uma parceria com ABM, para presentear a população de Balsas e região. São atendimentos na atenção básica: consultas dermatológicas, otorrino, eco cardiograma, clinico, e todos os atendimentos da atenção básica com ações nos bairros e o mutirão de cirurgias; vários médicos trabalhando como voluntários”.

Sobre a reforma, ampliação e entrega de equipamentos, disse: “foi feito uma modernização do centro cirúrgico, as equipes médicas, de enfermagem, servidores do centro cirúrgico, precisam ter mais conforto mais qualidade no seu trabalho e esses equipamentos que estão sendo entregues, a sala de repouso dos médicos, refeitório, pois a equipe trabalha em regime de plantão e precisa de condições para realizar da melhor forma possível o seu trabalho”.

O Maranhão se informa aqui

Guarda Municipal entrega cestas básicas a famílias da zona rural de Balsas

Autoclave.equipamento instalado e pronto para uso no HBU

Participam dos mutirões de cirurgias eletivas e de atendimento na atenção básica, 35 profissionais de saúde: médicos, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagens, sendo que grande parte trabalham como voluntários.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo