DestaquesVídeos

Realizada I Audiência Pública para criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Balsas

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 03 de outubro a I Audiência Pública para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Balsas e Afluentes Maranhenses do Alto Parnaíba (CBHRBAMAP), na cidade de Balsas/MA.

Com cerca de 100 participantes, representado órgãos governamentais, sociedade civil organizada e usuários de água, dos municípios que fazem parte do CBHRBAMAP: Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Fortaleza dos Nogueiras, Feira Nova, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. Uma área de 25.481,42 km² e com o principal curso d’água, o Rio das Balsas com 533,48 km de extensão.

Rebeca Matos, supervisora de gestão participativa, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) falou sobre o momento do processo de criação do comitê. “Formamos a comissão do pré-comitê, que vai trabalhar para oficializar a criação do comitê em todo o processo legal”.

Representando a Câmara Municipal de Balsas, o vereador Nelson Ferreira (PROS), destacou a importância da participação do legislativo municipal. “Quando tem denúncias de agressão ao rio e ao meio ambiente é a Câmara o primeiro lugar a receber a população que vive nas regiões das cabeceiras do rio. E vamos fazer parte das discussões pela vida do rio e toda a bacia hidrográfica. Conhecemos as problemáticas da população e estamos participando, fazendo a defesa do rio e de nossa população”.

Foram escolhidos os integrantes da comissão do pré-comitê:

Representando os usuários: Aprossoja, SindBalsas, Associação dos Irrigantes, Usuário de Tasso Fragoso e Agroserra.

Representando a sociedade Civil: Colegio Maristas, Pastoral do Meio Ambiente, Comissão Pastoral da Terra, Iderb, CREA, OAB, Fapcen, Aeacema, UFMA, UEMA

Representando Setor Público: Prefeitura de Alto Parnaíba, Câmara Municipal de Balsas, Prefeito de Balsas, Prefeitura de Riachão e Prefeitura de Benedito-Leite.

Foram eleitos para diretoria da comissão: Presidente Eduardo Hamam, Secretario Executivo Ruy Arruda, Secretaria de Gestão Ana Paula de Melo e Silva Vaz.

Mais duas audiências públicas estão marcadas para os dias: 17 de outubro em Alto Parnaíba e dia 31 de outubro em Benedito Leite.

O Maranhão se informa aqui

Loreto tem recursos liberados para compra de equipamentos para Hospital Manu Costa

Processo de Criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Balsas é reiniciado

Mais duas audiências públicas estão marcadas para os dias: 17 de outubro em Alto Parnaíba e dia 31 de outubro em Benedito Leite. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo