DestaquesPolítica

Dia D de vacinação contra raiva em animais movimenta postos de Balsas

O município de Balsas, realiza neste sábado (28), o Dia D da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. A estimativa do Departamento Municipal de Zoonose é de vacinar, 10 mil animais, sendo 8 mil cães e 2 mil gatos, com idade a partir de 3 meses de idade, incluindo fêmeas gestantes. Ao todo, 23 postos de vacinação distribuídos na zona urbana abriram dás 8:00 ás 17:00h.

Segundo o médico veterinário Karlos Yuri Fernandes Pedrosa, coordenador do Departamento Municipal de Zoonoses, além da vacinação foram realizadas ações educativas alusivas ao dia mundial de combate a Raiva, 28 de setembro, com orientações sobre a doença que é uma zoonose (transmitida de animais para humanos) caráter 100% letal. Confira a entrevista:

Transmissão da raiva

Se dá através do contato com a saliva contaminada, mas presente no meio silvestre através do morcego hematófago, ou vampiro (que se alimenta de sangue de animais) e da raiva dos herbívoros, bovinos e equinos e da mesma maneira os animais domésticos como cães e gatos. Daí a importância da população vacinar seus animais, ficar consciente do risco que essa doença pode trazer e a melhor medida para se promover, a eliminação da circulação do vírus no meio da saúde pública é através da vacinação.

Cobertura vacinal

O Ministério da Saúde recomenda no mínimo 80% de cobertura vacinal para que tenhamos uma segurança de bloqueio a esse vírus. Em 2018 Balsas atingiu o índice de 99,3%. Para repetir a cobertura o município iniciou as atividades na zona rural ainda no mês de maio, atuando de forma centrípeta – de fora para dentro. As ações na zona rural serão estendidas até o final do mês de outubro, de maneira que tenhamos uma cobertura ideal, alcançando todos os cantos do município.

Quem perdeu o dia D e deixou de vacinar o seu animal

Basta levar o animal no posto de vacinação no Departamento Municipal de Zoonose, ao lado da vigilância sanitária, Rua Antônio Jacobina, centro – Balsas, munidos com a carteirinha de vacinação em dias úteis no horário das 7:h da manhã ás 14:h.

Perigo de não vacinar

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença, que são: alteração de comportamento (confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações), aumento de temperatura, náuseas e dor de garganta, etc. A raiva é uma doença que ainda não tem cura, ela é 100% letal, tanto para o animal como para o ser humano acometido, por isso a vacinação é indispensável como forma de prevenção. Para estar sempre protegido, a dose deve ser reaplicada no animal anualmente.

O Maranhão se informa aqui

Aprovado projeto que cria Fundo de Compensação Social para o Maranhão

Depois de alcançar 99,3% de cobertura vacinal em 2018, Balsas deseja alcançar 100%, vacinando todos os cães e gatos do munícipio #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo