ManchetePolítica

Assembleia em Ação realizada em Balsas aproxima o Sul do Maranhão do Legislativo Estadual

A cidade de Balsas, no sul do Maranhão foi a sede da primeira edição do programa “Assembleia em Ação”. O evento realizado no Auditório da Unibalsas, conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), deputado Othelino Neto (PCdoB), contou com a presença de deputados, vereadores, prefeitos de vários municípios da região e representantes da sociedade civil organizada.

Segundo o prefeito de Balsas, Dr. Erik Augusto Costa e Silva, receber os deputados para discutirmos os problemas do Sul do Maranhão, discutir a legislação estadual aproxima o sul do estado do poder legislativo estadual. “Ficamos satisfeitos em receber a primeira edição do Assembleia em Ação, que são as sessões itinerantes da ALEMA é motivo de orgulho para nossa cidade. Aproveitamos a presença dos deputados para expor a situação de urgência que temos de ter a implantação de um centro de hemodiálise, e o serviço de neurocirurgia já que temos o Hospital Regional, a complexidade nos atendimentos médicos aumentou e termos especialidades é de grande importância. Com ajuda dos nosso deputados vamos conseguir”.

A programação iniciou com a palestra “Processo Legislativo”, proferida pelo diretor geral da Mesa da Assembleia Legislativa, Bráulio Martins. Em seguida foi abordado o tema “Reforma da Previdência” pelo auditor Márcio Rocha, do Tribunal de Contas do Estado. Na sequência, o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto, proferiu a palestra com o tema “Eleições 2020 – As Mudanças na Legislação Eleitoral”.

Segundo Othelino Neto, o programa pretende levar o Legislativo estadual ao interior do Maranhão. “Uma vez que em muitos municípios, as pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre aquilo que é produzido na Assembleia Legislativa. Com a nossa presença nas regiões, haverá troca de experiências e teremos a oportunidade de conhecer a realidade de atuação do Poder Legislativo municipal”, sobre a escolha de Balsas para sediar a primeira edição, disse. “A cidade é a terceira economia do estado do Maranhão e uma distância geográfica muito grande, nosso objetivo é fazer com que a região do Sul do Estado conheça melhor Assembleia Legislativa, saibam o que é produzido lá e o impacto que as decisões que assembleia toma produz na vida da pessoas”.

Houve várias reuniões com autoridades e lideranças políticas e da sociedade civil com apresentações de diversas pautas que serão encaminhadas para o governo do estado.

Entre as lideranças da sociedade civil, o presidente da Aprosoja/MA, Jose Carlos Oliveira de Paula, falou da importância que é ter os representantes eleitos pelo povo presente na região. “Conversamos com os deputados e pedimos que eles deem atendimento as pautas que vão desde a implantação da Patrulha Rural, as condições das rodovias estaduais, a logística dentro do estado, os emolumentos, a criação das bacias hidrográficas e outras questões importantes para a região sul do Maranhão, que serão encaminhadas ao governo do estado. É a união de mais vozes que vai nos ajudar a conseguir esses benefícios para nossa região”.

Márcio Honaiser, (PDT), deputado estadual licenciado acredita que a presença de 11 deputados, conversando, dialogando, conhecendo de perto a realidade se transformará em contribuição efetiva da ALEMA para o desenvolvimento da região. “Fui convocado para uma missão pelo governador do estado na Secretaria de Desenvolvimento Social, mas continuo sendo deputado e junto com a ALEMA, posso contribuir ainda mais para que a região seja contemplada com ações do governo estadual”.

O Maranhão se informa aqui

Jovem é assassinado durante assalto ao tentar não entregar o celular aos bandidos  

Autoridades, lideranças políticas e da sociedade civil apresentaram pautas de reivindicações e receberam apoio dos deputados. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo