Destaques

CRAS II promove palestras sobre o setembro amarelo com mães e gestantes

A equipe do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS II, no bairro São Félix, Balsas/MA, promoveu na manhã desta sexta-feira, 06 de setembro, um evento com grupos de mães e grávidas de sua territorialidade.

Na programação, momentos de roda de conversa e palestras, ministradas por um psicólogo, uma terapeuta ocupacional e um pastor. O evento também contou com a presença da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Viviane Coelho que destacou os avanços nas políticas públicas realizadas pelo atual gestão, como uma reforma ampla da estrutura, aquisição de equipamentos, formação de uma excelente equipe de trabalho que está fazendo a diferença no atendimento as pessoas que mais precisam.

Entre as novidades das atividades referentes a campanha de prevenção ao suicídio deste setembro amarelo foi criada a caixinha do desabafo, onde as pessoas poderão escrever os seus sentimentos, pedidos de ajuda, desabafos e outros.

Nailma Regina Sousa, psicóloga, responsável técnica pelo atendimento aos grupos de gestantes e mães do CRAS II, destacou o evento como de fundamental importância. O problema do suicídio vem crescendo na sociedade. Os números ano após ano só aumentam e trabalhar a prevenção é o que se pode fazer para ajudar as pessoas que estão sofrendo.

“O suicídio é visto por aqueles que cometem como uma solução para a dor, para o sofrimento, mas isso não significa que eles queiram morrer, eles querem eliminar o sofrimento e acreditam que o suicídio talvez seja a única solução. Estamos conscientizando as famílias. Temos gestantes e mães que participam dos grupos de convivência do CRAS II. E, nosso trabalho está focado na conscientização das pessoas. Até mesmo porque, se pararmos para fazer uma escuta é muito provável que algumas dessas pessoas já tenham pensado em suicídio em algum momento da vida. Então é fundamental esses eventos de conscientização e promoção da saúde mental. O objetivo do CRAS II através dessa boa equipe, empenhada para proporcionar um melhor atendimento a comunidade”, destacou Nailma.

Atualmente existem um grupo de 35 mães e outro com 35 gestantes que participam ativamente das atividades no CRAS II. Para participar a mãe ou grávida basta vir até o CRAS II, procurar uma orientadora social e fazer o cadastro que será inserida no grupo.

“Queremos convidar as gestantes e mães para vir participar, aqui trabalhamos várias temáticas, especialmente em roda de conversa, trocando experiências, levando conhecimento. Que as pessoas com problemas procure ajuda, procure o CRAS que estamos à disposição para ajudar”, finalizou a psicóloga.

O evento foi encerrado com uma entrega de enxovais a gestantes carentes, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que dá esse apoio a algumas mães que não tem renda. E finalmente foi servido um coquetel aos presentes

O Maranhão se informa aqui

PRF recupera em Balsas caminhonete roubada em Alagoas

Saúde e Educação iniciam Projeto adolescer: desatando nós e fortalecendo laços

O próximo 10 de setembro será o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo