Coluna socialDestaques

Senai realiza cursos de aperfeiçoamento e aprendizagem em parcerias com empresa

Com uma grade recheada de cursos de aperfeiçoamento, qualificação com cargas de horárias de até 380 horas/aula e cursos de aprendizagem voltados para a formação técnica profissional com carga horária acima de 1.000 horas/aulas o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade Balsas se destaca na preparação de mão de obra para o mercado de trabalho na região.

Em entrevista ao Diário Sul Maranhense o gerente da unidade, Kleber Ferreira de Sousa ressaltou o trabalho desenvolvido para atender a demanda da região. São cursos em parcerias com empresas e com objetivo de atender as demandas das parceiras.

Cursos de aprendizagem e técnico, como assistente administrativo de aprendizagem, temos cerca de 8 empresas que enviam os aluno já contratados. A carga horária é de cerca de 1.000 horas, sendo 500 hs de aulas teóricas no Senai e 500 hs de estágio dentro das empresas.

– Curso de auxiliar de laboratório de microbiologia, (trabalha análises microbiológicas de matérias-primas, água, ar. Identifica soluções e meios de culturas).

– Curso de aprendizagem para cadeia produtiva do açúcar e álcool; prepara para trabalhar em usinas de açúcar e álcool destilarias, empresas distribuidoras de combustíveis e de produção e venda de insumos industriais, fazendas e cooperativas de cana-de-açúcar, laboratórios de análises, em parceria com a Empresa Agroserra.

“Os alunos são encaminhados pela empresa para o Senai e tem cerca de 1.400 hs de duração. Para entrar no curso o aluno deve se inscrever no SINE e deixar direcionado para vagas na Empresa, todo início de ano tem vagas”, destacou Kleber.

– Técnico de desenvolvimento de sistemas. Curso oferecido gratuito a comunidade. É feito um edital para o seletivo e os jovens se inscrevem, quem passar no seletivo vai fazer. É um curso de 1.200hs de duração (1,6 ano) e são 50 vagas, sendo 25 vespertino e 25 noturno.

– Cursos na área de gestão. Estamos iniciando o curso de almoxarife na modalidade a a distância (EAD), mas também com encontros presenciais em sala de aula no Senai. Abertura aconteceu nesta quarta-feira (10) é uma área com bastante espaço no mercado de trabalho, pois a grande maioria das empresas tem almoxarifados.

– Cursos de eletricista, são ofertados periodicamente a comunidade e prepara pessoas para esse setor do mercado de trabalho que tem muitas vagas de emprego.

A Unidade do Senai está preparada para atender as solicitações de empresas em áreas que o Senai domina, como segurança, solda, mecânica, refrigeração. A empresa pode solicitar que o Senai viabilizará a realização do curso.

O Maranhão se informa aqui

Servidores municipais de Balsas passam a ter direito a licença a paternidade

Senai realiza curso de transporte individual de passageiros para mototaxistas em Balsas

Confira fotos de atividades do Senai

O Senai, unidade de Balsas disponibiliza para a comunidade vários cursos profissionalizantes, para o programa menor aprendiz, para preparar pessoas para o mercado de trabalho. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close