ColunasDestaques

PAES disponibiliza 75 vagas para o Curso de Formação de Oficiais

Um total de 75 oportunidades no Curso de Formação de Oficiais (CFO) serão oferecidas no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020. O certame, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), terá inscrições a partir de segunda-feira (15) até 9 de agosto, podendo ser feitas pelo site www.paes.uema.br. A taxa no valor de R$ 85 pode ser paga até 12 de agosto. O CFO é um concurso público que dá acesso ao candidato formado adentrar a carreira militar – na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – e obter ainda diploma de Bacharel em Segurança Pública.

Esta edição do PAES vai oferecer no CFO Polícia Militar 33 vagas para o sexo masculino, sendo oito para candidatos negros; e quatro para o feminino, sendo uma integrando as cotas. Na formação Corpo de Bombeiros serão 24 vagas (masculino e feminino) e seis para o sistema de cotas contemplando negros. A oferta de vagas é definida pela Lei Estadual Orgânica da carreira militar.

Na execução do convênio, em parceria UEMA e Polícia Militar são observadas as orientações da norma, trabalhando a formação humanística que se soma à formação militar e é um modelo referência para o país. A universidade promove o concurso vestibular aplicando as provas objetivas e a PM as provas práticas e testes determinados.

O CFO forma os futuros policiais militares do Maranhão, é um projeto exitoso e de resultados diretos para o avanço da Segurança Pública no nosso Estado, reforça o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ismael de Souza Fonseca. “Esse curso confere uma característica única ao policial ao unir a formação teórica e prática, tendo como fim um militar preparado técnica e psicologicamente para este exercício de salvar vidas. É um processo importante, decisivo para nossa Segurança e de orgulho ao nosso Estado pela qualidade de militares que gera ao sistema, garantindo uma prestação de serviço mais qualificada e humana à sociedade maranhense”, avalia o coronel.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destaca o êxito do convênio com os primeiros oficiais formados chegando a postos de comando na corporação. “Esse é um projeto pioneiro, parceria de sucesso e já colhemos os frutos desta formação para o Maranhão, gerando policiais melhores qualificados e preparados para gestão, para lidar com a questão do crime, como também com a formação sociológica e psicológica necessárias ao exercício da atividade policial. É um motivo de orgulho e comemoração”, avalia o reitor.

Além da prova, o concurso CFO possui outros critérios para ingresso, como a estipulação de idade e altura mínima, exigência de Carteira Nacional de Habilitação, entre outros, conforme a Lei Orgânica Militar. A UEMA promove a primeira fase para ingresso no curso com a realização das provas objetivas (fase intelectual).

Seguem-se as fases documental, exames odontológicos e médicos, exames físicos ou teste de aptidão física, psicológico ou psicotécnico, investigação sociológica e antropológica (para candidatos declarados negros) e o curso de formação que sendo aprovado dará acesso à carreira militar com duração de quatro anos – estas conduzidas pela Polícia Militar.

Processo vestibular

O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020 da UEMA vai disponibilizar um total de 4.440 vagas, sendo 4.030 para os campi da UEMA e 910 para UemaSul. Haverá, ainda, 40 vagas para o curso de Medicina da UemaSul, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras para o campus Estreito (novo campus da UemaSul).

O concurso vestibular vai destinar vagas para o sistema universal e especial de reserva de vagas, sendo cota para candidatos negros e descendentes de comunidades (10%), portadores de deficiência (5%) e para negros, 20% das vagas para o CFO.

Os mais de 35 mil candidatos que tiveram seus requerimentos de isenção deferidos devem efetuar a inscrição no PAES 2020. A listagem definitiva dos isentos, após a fase recursal, será divulgada em 12 de julho. As provas da primeira etapa serão aplicadas dia 20 de outubro. Mais informações e o edital no site da UEMA (www.uema.br).

O Maranhão se informa aqui

Mudanças no transito da Rua Luís Gomes acontecerá sábado, dia 13

Vagas para formação de oficiais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do MA. Inscrições a partir de segunda-feira (15). #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo