DestaquesMeio AmbientePolítica

Programa Mais Qualificação e Turismo treina 60 profissionais do seguimento em Balsas

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Balsas em parceria com a Secretaria e Estado de Turismo (SETUR) realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma capacitação para 60 profissionais do setor de hotelaria que participaram de 3 cursos: técnicas de recepção para meios de hospedagem; qualidade no atendimento em bares e restaurantes e boas práticas para manipulação de alimentos.

O Programa Mais Qualificação e Turismo está fortalecendo os serviços ofertados pelo setor de hotelaria, restaurantes e similares no Maranhão, melhorando a qualidade dos serviços. Com carga horária de quatro horas, a capacitação tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências que consolidem a excelência na prestação de serviço, colaborando para melhorar o posicionamento do município na qualidade dos serviços turísticos.

Conforme o secretário, Clério Nascimento, coube a secretaria municipal mobilizar os trabalhadores do seguimento e pessoas interessadas. “Além de qualificar a mão de obra já empregada no seguimento, também trabalhamos na formação de nova mão de obra. Como integrante do Polo Chapada das Mesas, Balsas tem avançado muito no seguimento de turismo, aumentando a nossa responsabilidade com esse setor. Já temos o turismo de negócio bastante desenvolvido e precisamos fazer com que esses turistas que vem fazer negócios, também possam usufruir dos nossos atrativos naturais, como: o Rio Balsas, a cachoeira de Macapá e as cachoeiras dos municípios vizinhos. É uma recomendação do prefeito Dr. Erik de melhorar nossas ações no seguimento de turismo que é fator que fomenta a economia”.

Fernando Campelo, superintendente de qualificação profissional da Setur, ministrou o curso qualidade no atendimento para bares e restaurantes e destacou que o profissional precisa ter a empatia, por estar nesse seguimento de bares e bebidas que é o servir. “Ao longo do curso trabalhamos técnicas da postura, de como servir bem ao cliente, o momento, o tempo, a gestão do tempo ao longo de todo o processo d experiência do cliente no estabelecimento, seja bar ou restaurante. Pontos de formação de mesas, formação do cardápio em que o garçom precisa conhecer bem cada item do cardápio, para vender bem seja para o turista, ou para o nativo local”.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Balsas, planeja a instalação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na rodoviária assim que esta for inaugurada e instalar uma unidade provisória na Avenida Litorânea durante toda alta temporada de turismo que inicia com a Agrobalsas e vai até o final de julho com festival Verão Balsas,

O CAT é um ponto de informação sobre todos os atrativos da região, informações de hotéis, restaurantes, rotas, transportes e outros para o turistas. No local os empresários poderão disponibilizar material de divulgação sobre seus empreendimentos.

O Maranhão se informa aqui

Suspeito de estuprar uma menor deficiente mental é conduzido a 11ª DRPC

 Balsas dá enorme passo para desenvolver suas potencialidades turísticas

Vista aérea – Parque de exposição em Balsas

As vagas foram disponibilizadas para profissionais e pessoas interessadas em trabalhar no seguimento de hotelaria bares e restaurantes. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close