DestaquesPolítica

Gestão, planejamento e otimização dos investimentos mudam a saúde em Balsas

O Município de Balsas vem passando por uma transformação significativa na saúde prestada a população deste o início da atual gestão. Na tarde desta quinta-feira (25) foram entregues os seguintes equipamentos para a saúde: 150 Tablets para os ACSs, 7 cadeiras odontológicas completas e um veículo para o NASF

A coordenação e planejamento das medidas implementadas são um direcionamento do prefeito municipal, Dr. Erik Augusto, através do secretário de Saúde, Dr. Luis Flávio, que passam pelo Grupo Condutor da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde, responsável pela atenção básica, vigilâncias, NASF, saúde bucal e faz a ligação com todas as redes de saúde, atuando com a metodologia da planificação da saúde em parceria com a SES-MA, CONASS, OPAS e OMS.

Conforme Giltarlan Araújo Lima, coordenador da ouvidoria e membro do grupo condutor as cadeiras odontológicas entregues pelo prefeito municipal irão para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros: Residencial Veneza, Fátima, Centro, São Félix, Nova Trizidela, São Luís e CEO. A gestão está trabalhando para que todas as UBS estejam equipadas com cadeiras odontológicas novas ou seminovas adequadas para o funcionamento.

Saúde Bucal

A previsão é que o atendimento seja ampliado em mais de 500% com aquisição desses equipamentos, a contratação de uma empresa de manutenção e o fornecimento de material garantido na saúde bucal.

Atenção Básica

Atenção básica tem cobertura de 27 equipes e está com a 28ª em formação para fazer a cobertura em 100% do município na atenção primária; com isso Balsas tem sido reconhecida por órgãos de saúde, estadual, federal e internacional, pela disposição de fazer a saúde como todo com destaque para atenção básica. Dois projetos do município foram classificados para participar da amostra nacional de saúde pública na área do tabagismo e na área da redefinição de áreas de atendimento da atenção primário; os dois projetos com atuação direta com o público.

Saúde em rede

No grupo condutor hoje temos juntos todos os programas da saúde primária: atenção básica, saúde bucal, NASF e as vigilâncias. O que antes era fragmentada, agora está unido; com isso temos conseguido dá resultado com esse trabalho em rede; atenção primária, secundária, terciária com Unidades Hospitalares e o Tratamento Fora de Domicilio (TFD). Balsas consegue se destacar em nível de saúde pública, com grande investimento de recursos próprios do município em contrapartidas, isso requer uma gestão muito boa, capacidade de planejamento, organização, mudança nos processos de trabalho, honestidade na aplicação dos recursos públicos e otimização.

Otimização no atendimento e utilização de recursos

Todas as unidades básicas vão receber computadores; vamos zerar o uso de papel nas UBS. Isso dará uma economia de custos para o município que poderá aplicar os recursos em outras áreas carentes. Vamos aumentar os recursos que recebemos do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) que hoje é de cerca de R$ 70 mil mensais, podemos chegar a R$ 200 mil só com a mudança de processo de trabalho, boa gestão, boa organização, reorganização do quadro de servidores. Tínhamos servidores com duas, três portarias, mas que não estavam bem alocado; agora todos tem que cumprir sua portaria, seu horário, e quem tiver duas portarias vai cumprir a noite. O resultado será um rendimento maior para o município com boa utilização dos recursos com o funcionalismo com as servidores trabalhando mais e com menor custo. O passo seguinte será o planejamento com a comunidade, vamos chamar as Igrejas, associações de bairros, e vamos planejar o que será feito as comunidades.

Prioridades

Trabalhamos com quatro prioridades: primeiro o bem do público; tem que ser bom para a população. Segundo bom para o servidor, pois queremos o trabalhador bem. Terceiro é a otimização dos recursos com ampla participação da população e quarto trabalhar em rede.

Solenidade de entrega e=de equipamentos de saúde – foto Emanuel lemos

Marcações e agendamentos de exames e consultas especializadas

As pessoas que são atendidas nas UBS e tem exames receitados, já sai com os exames marcados para no máximo 3 dias, está com o resultado em mãos, se é um exame especializado sai com o horário agendado para ir a central de marcação autorizar e agendar o exame. O alvo é que em breve todos os exames sejam agendados nas UBS. Quanto ao horário de consultas todos os pacientes terão seus horários agendados. Vamos garantir aumento no número de consultas e ampliar a qualidade da consulta, a pessoa que entrar no consultório médico será atendida, acolhida e ter seus problemas soluções.

Fiscalização do sistema

Ponto eletrônico para todos os profissionais de saúde. O médico, o enfermeiro o técnico não poderá sair antes de seu horário. Temos uma ouvidoria e cada UBS tem uma urna com cadeado em que as pessoas podem deixar lá suas reclamações, denúncias sugestões e toda semana é recolhido e conforme o que houver de reclamações vamos atuar para melhorar os serviços. Vamos empoderar a comunidade com informações, conhecimento de seus direitos, conhecimento da rede de atendimento e saber sua responsabilidade no sistema.

O Maranhão se informa aqui

Prefeito anuncia mudança dos Agentes Comunitários para o regime estatutário

 #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo