MancheteVídeos

Ciclista se encanta por Alto Parnaíba, em cicloviagem até Brumadinho com mensagem às vítimas

Josué Dathai saiu de Belém/PA e pedalou 3 mil Km até Brumadinho/MG   

Ciclista paraense, Josué Dathai, 34 anos, saiu de Belém/PA em 9 de março com destino a Brumadinho/MG, para protestar contra a tragédia que aconteceu em 25 de janeiro de 2019, quando a barragem de rejeitos rompeu, atingiu a área administrativa da mineradora, uma pousada e comunidades ao redor.

Em seu percurso passou no estado do Maranhão em várias cidades, como Imperatriz, Carolina, Balsas e Tasso Fragoso; mas em Alto Parnaíba ele ficou encantado com o povo e com a cidade e acabou permanecendo por 3 dias.

Momentos em Alto Parnaíba, assista:

Chambari na Palhoça

“Eu fui convidado a ir até o Palhoça onde me ofereceram Xambari num dia e pizza noutro dia. Houve uma noite no Palhoça em que eu toquei violão e cantei junto às pessoas que ali estavam. Os ciclistas me convidaram para um pedal no final da tarde. Assim demos a volta na cidade. Pedalei também com Carlos César, conhecido como “Babinha” e o ciclista Ramon, por estrada de chão até um riacho chamado Atalaia. Além disso, no dia anterior à minha partida, Fabiana me deu uma [cuca] para eu levar na viagem. Foram momentos muito bons”, ressaltou Josué.

Expectativa e chegada em Brumadinho, dia14 de abril. “Já havia lugar para eu ficar, pessoas para me apresentar a cidade, os ciclistas de lá também me receberam muito bem. A mensagem que trouxe na cicloviagem foi: [Brumadinho, não vou esquecer. Eu me importo]. Essa mensagem é para amigos, amigas e parentes das vítimas. É para a minha família e meus amigos também.  É para a cidade. Não é para autoridades, políticos, empresários. Nada disso”.

Não esperava toda essa repercussão. “Por mim eu chegaria a Brumadinho, permaneceria dois dias e iria embora. Mas a pessoas da cidade me acolheram tão bem que não foi possível não ficar. Por isso permaneci de domingo dia 14 de abril até o dia 19 de abril. Conversei com muitas pessoas ali. Parentes e amigos das vítimas. Fui a um velório. Falei com sobreviventes. Na cidade é muito difícil encontrar pessoas que não sejam parentes ou amigos próximos de algumas das vítimas”.

Veja o video da chegada a Brumadinho que viralizou na internet

Josué, que pedala há anos, disse que sempre teve vontade de realizar pedaladas de longa distância e ser voluntário em tragédias que ocorreram no Brasil, como a da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, em 2013. “Não vou parar por aqui. Ainda tem outros destinos Tenho vontade de percorrer toda a América do Sul”, finalizou o ciclista.

O Maranhão se informa aqui

PM prende suspeito de assalto a farmácia identificado através das imagens das câmeras  

PM alerta para golpes de contas bancárias falsas pedindo doações para vítimas de Brumadinho

MA 006, trecho entre Tasso Fragoso e Alto Parnaíba, no fundo o Garrafão próximo a Serra do penitente – foto de Josué Dathai
Rio Parnaíba, divide as cidades de Alto Parnaíba/MA e Santa Filomena/PI

#OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo