AgronegócioBusiness

AGED concede registro no S.I.E a Cooperativa Agro Leiteira de Balsas

Sendo mais um avanço das ações do Serviço Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) concedeu o registro no S.I.E. para a Cooperativa Agro Leiteira de Balsas (COMALBA) localizada na região sul maranhense, sendo a nona usina de beneficiamento de leite no Estado.

A cooperativa que capta em média 2500 a 3000 litros de leite por dia, tem parte da produção destinada à comercialização de leite integral e de queijo tipo mussarela, abastecendo cerca de 80 a 100 estabelecimentos em Balsas, incluindo mercearias, supermercados, restaurantes e padarias. A assinatura do registro a possibilita agora a comercialização de seus produtos em todo o território do Estado.

O fiscal estadual agropecuário da unidade regional de Balsas, Karlos Yuri, que ficará responsável pela inspeção regular do estabelecimento lembrou que há cerca de 04 anos trabalha com a fiscalização da empresa, que anteriormente estava funcionando de forma limitada sob a ação de um Termo de Ajustamento de Conduta. (TAC). “No entanto, ao longo desses anos fomos trabalhando junto com os produtores e a gestão do laticínio melhorias, desde a aquisição de forma adequada desse leite, exames específicos, melhorias na parte física e operacional da Usina de leite, incluindo a capacitação de funcionários nas boas práticas de fabricação e manipulação de produtos lácteos. Após esses ajustes conseguimos enfim conceder o registro definitivo do SIE que vai garantir a oferta de produtos de qualidade à população, devidamente inspecionados e com segurança alimentar e este registro da COMALBA é uma grande conquista não só para a região sul, mas para todos os consumidores maranhenses”.

Comalba recebendo a certificação – foto reprodução

Para a presidente da AGED, Fabiola Ewerton “Este registro tem um significado muito grande, pois, significa inclusão dos produtos maranhenses no mercado legal, geração de emprego e renda e segurança para os consumidores destes produtos. Continuaremos intensificando as fiscalizações locais, para inibir o comércio de produtos não registrados e ações de educação sanitária para a conscientização dos produtores e consumidores sobre a importância do serviço de inspeção.”

O processo de registro passou por vistorias in loco, análise e acompanhamento do projeto e de rótulo, para então receber o selo de registro, que garante produtos com segurança alimentar para a população, além de gerar emprego, renda e fortalecer a economia do estado, indo na contramão do cenário nacional de crise.

Representante da COMALBA, Jaquesfranc Martins Coelho,

Para o representante da COMALBA, Jaquesfranc Martins Coelho, “Este é um momento muito importante para a nossa cooperativa, pois esse registro representa um grande passo para a COMALBA perante os consumidores e perante os investimentos já planejados. Essa nova possibilidade de comércio consolida o fortalecimento da nossa organização e do setor leiteiro na região.”

O Maranhão se informa aqui

PRF recupera na BR 230 caminhonete Triton L200 roubada

 Com informações da ASCOM – Aged – #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo