ColunasManchete

Mutirão da Saúde e da Assistência Social atende beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida

A ação social integrada faz parte do compromisso com os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (28) um mutirão de ações integradas para atender beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida residentes nos bairros Jocy Barbosa, Emerson Santos, Joaquim Coelho, Santa Rita de Cássia e Rosa Santos, em Balsas (MA), com atendimento médico, serviços de saúde e de assistência social.

Segundo o coordenador da Atenção Básica, Giltarlan Araújo Lima, a ação social integrada faz parte do compromisso com os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida que atende desde a educação ambiental as ações sociais e de saúde.

A ação integrada contou com quatro médicos, seis enfermeiras, bioquímicos, farmacêuticos e técnicos de saúde e da assistência social, formando uma equipe de cerca de 60 pessoas. Na área de saúde, foram oferecidas consultas, marcações de exames, preventivos ginecológicos, orientações sobre métodos contraceptivos como DIU e DSTs, doenças como tuberculose e hanseníase, e todo o trabalho de educação em saúde. Houve também orientações preventivas quanto ao combate do mosquito da dengue e a coleta regular do lixo.

Foram realizadas cerca de 200 consultas, 50 preventivos de colo do útero, 300 testes rápidos de hepatite A e HIV, bem como vacinação para adultos e crianças e uma palestra educativa para cerca de 300 pessoas. Logo após o carnaval, uma equipe retornará para a entrega dos exames, medicações e realizar ações educativas novamente.

Sobre a cobertura da atenção básica em Balsas, Giltarlan destacou que 80% dos problemas de saúde da população podem nela ser resolvidos. “Isto desafoga hospitais, UPA e unidades especializadas. Nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida não havia postos de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde assumiu o compromisso de fechar 100% da atenção básica; começamos, então, a realizar mutirões. Casas foram cedidas para funcionar o posto enquanto estão sendo construídas as Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou Lima.

Em relação as ações em rede integrada, disse que as mesmas estão sendo implantadas, integrando as equipes de diversos setores do governo para diminuir custos e melhorar a eficiência dos serviços públicos. “É um modelo de gestão chamado de ação integrada. O público é um só e é atendido dentro dessas redes de atendimento que são ampliadas com ações da comunidade”.

Vice-prefeito, Celso Henrique, e membros da equipe. (Foto: Emanuel Lemos)

Celso Henrique Borgneth, vice-prefeito de Balsas, destacou que a gestão Dr. Erik está realizando os mutirões integrados, fazendo o cadastramento das condições sociais em que vivem as famílias, melhorando o atendimento na atenção primária de saúde, realizando cursos profissionalizantes e palestras, visto que é prioridade no seu governo cuidar das pessoas para construir a cidade que queremos.

Entre as ações, consultas, preventivos ginecológicos, testes rápidos, vacinação e palestra educativa. (Foto: Emanuel Lemos)

O Maranhão se informa aqui

Saiba os horários do comércio e supermercados no período de carnaval em Balsas

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo