DestaquesEducaçãoManchetePolítica

URE Balsas realiza I Encontro de Gestores Escolares 2019

Meta da regional é superar o índice 4,3 do IDEB em 2019.

A Unidade Regional de Educação (URE) Balsas realizou, nesta terça-feira (22), o I Encontro Regional de Gestores Escolares 2019 para avaliação das ações pedagógicas realizadas no ano anterior, planejamento e orientação para as próximas ações escolares do ano letivo de 2019.

A URE Balsas é formada por 23 escolas da rede estadual de ensino. Algumas têm anexos, extensões que funcionam em povoados. O início do ano letivo da rede estadual de ensino ocorrerá dia 11 de fevereiro e, neste ano, não terminará dentro do ano civil para cumprir os 200 dias do ano letivo, 800 horas trabalhadas, de acordo com a lei. O encerramento do calendário deverá ser concluído em janeiro de 2020.

Professoras Luzimar Lima e Deuzuita Martins (Foto: Emanuel Lemos)

Segundo a diretora regional de Educação, Luzimar Lima, o encontro é o momento de alinhar as ideias e planejar a jornada pedagógica que acontecerá, pela primeira vez no Maranhão, em duas semanas para reequação do Projeto Político Pedagógico (PPP). “Temos um manual pedagógico contendo todo o direcionamento, calendário letivo e temas a serem trabalhados. Neste teremos a Prova Brasil, que indica os índices do IDEB. É importante que o pensamento esteja alinhado para atingir as metas do Ministério da Educação para o Maranhão que é que 80% das escolas, no mínimo, alcancem os índices estabelecidos. Logo, teremos uma enorme missão de ministrar bem as aulas, trabalhar os conteúdos, para alcançarmos a meta, mas, acima de tudo, proficiência no conhecimento. Esse é o objetivo do Estado: que os nossos alunos sejam de fato qualificados”, afirmou.

Professora Deusuíta Martins de Sousa, diretora da Escola Estadual Didácio Santos, disse que o encontro traz um feedback que a Seduc passa para todas as escolas em tempo real. “Já temos os resultados de aprovação, reprovação e evasão escolar do ano passado, bem como a categoria em que as escolas se encaixam dentro do sistema de avaliação do MEC, para planejar o ano letivo de 2019. Na jornada pedagógica, temos a missão de envolver todos os professores. A Escola Didácio Santos terminou o ano com 387 alunos em dois turnos. Tivemos problemas, mas temos uma boa equipe e, em 2019, vamos atacar o ponto fraco que, em 2018, foi a evasão e reprovação”.

O gestor regional de educação, professor Flávio Damasceno, lembrou que a URE Balsas obteve o melhor resultado entre todas as regionais do estado do Maranhão. Em 2017, alcançou a nota 3,9 no IDEB. Se a regional representasse o estado do Maranhão em 2017, teria ficado em segundo lugar no Nordeste, atrás apenas do estado de Pernambuco. “Os índices do IDEB são formados pela aprovação de alunos e taxa de proficiência, ou seja, o que os alunos conseguiram acertar nas provas de português e matemática. Temos que traçar duas metas muito importantes: levar o aluno a aprender, para que ele tenha resultados melhores nas provas que acontecerão em outubro, bem como envolver todo o corpo docente de forma que todos estejam empenhados para diminuir os índices de reprovação e evasão escolar no ensino médio. Será um trabalho gigantesco e precisamos do envolvimento de todos os gestores, professores e alunos. Todas as ações e objetivos só terão sucesso se o aluno aprender. Esse é o nosso foco. Por isso, estamos atentos aos números para buscar a evolução cada vez mais. Todos os gestores estão sendo instruídos para apresentar esses números em metas a todos os professores em cada um das escolas da rede. Não temos dúvidas de que somos capazes e, com o engajamento de todos, vamos superar essas metas em 2019”.

O encontro regional abrange os gestores das escolas, que, por sua vez, irão, com os professores, passar as metas, explicando os planejamentos e estratégias para alcançá-las.

O Maranhão se informa aqui

Justiça marca audiência de instrução de julgamento do assassinato da idosa de 106 anos 

 Família busca ajuda para tratamento de tumor frontal em filha de 3 anosGestores do ensino médio no I Encontro Regional de Educação (Foto: Eduardo Esdras Lemos)

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo