AgronegócioBusinessDestaquesManchete

Aprosoja/MA alerta que aumento no custo de produção põe em risco o lucro dos sojicultores

Em confraternização da Aprosoja com apresentação do balanço anual da instituição.

Na noite de terça-feira (18), em confraternização realizada na sede do Sindibalsas que reuniu agricultores da região, José Carlos Oliveira de Paula apresentou um balanço das ações da instituição no ano 2018 (veja abaixo na íntegra o balanço anual da Aprosoja/MA).

A matéria confirmada em entrevista ao Diário Sul Maranhense foi divulgada no Notícias Agrícolas. José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja/MA, faz o alerta para o aumento de custo da produção nas lavouras do sul do Maranhão.

Confira os principais tópicos da matéria divulgada no Notícias Agrícolas

Produção da lavoura 2018/19 custou 22% a mais do que na safra passada e produtores terão que produzir mais do que as 52 sacas por hectare do último ano para obter lucro com a soja.

O custo de produção da lavoura de soja aumentou cerca de 22% na região de Balsas (MA) quando comparado à safra 2017/18. Esse encarecimento foi puxado pelo aumento de preços dos insumos, principalmente os fertilizantes, e pelas dificuldades logísticas.

Plantação de soja em Balsas (Arquivo: Emanuel Lemos)

“O aumento foi entorno de 22% e, em algumas áreas, que são mais afastadas das cidades, até mais. Os preços dos insumos, especialmente fertilizantes, e as dificuldades logísticas forram os principais nesse aumento. O caminhoneiro quer a sua rentabilidade e o produtor quer que seus custos sejam menores, mas todos querem transportar e estamos dando um jeito”, disse José Carlos Oliveira de Paula.

Com a produção praticamente um quarto mais cara que a última safra, a chave para o produtor fechar a conta é aumentar a produtividade que, na última lavoura, foi de 52 sacas por hectare em média no estado do Maranhão.

“O clima está ajudando, o produtor tem feito a sua parte e, se tudo continuar indo bem, a ideia é de colheita acima da média do ano passado. Se fechar abaixo disso, o prejuízo é certo; é preciso produzir mais para poder fechar a conta. Em torno de 35% dos sojicultores já venderam antecipadamente, mas o produtor está muito cauteloso, aguardando para ver como vai ficar a produção para poder vender”, explica de Paula.

O que anima o agricultor da região é que o clima está bom, com chuvas na quantidade certa. As expectativas são de uma lavoura de qualidade elevada a ser colhida a partir do dia 15 fevereiro de 2019.

“Os plantios estão um pouco adiantados e faltam apenas 5% para acabar. O produtor conseguiu plantar um pouco antes e não está sofrendo, já que o clima tem ajudado. O sol e a chuva não estão exagerados e as condições são excelentes para o agricultor conseguir fazer a aplicação dos defensivos dentro do planejado e ter condições de trabalhar normalmente. Não tivemos incidência de nada e nenhum foco de ferrugem foi identificado na região até o momento”, pontua o presidente da Aprosoja MA.

(Veja na íntegra o balanço anual da Aprosoja/MA).

BALANÇO ANUAL.2018 Aprosoja. MA. Versão Digital

O Maranhão se informa aqui

Comemorações em Balsas com a diplomação de Andreia Rezende deputada estadual

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo