BusinessColunasDestaquesManchete

Pesquisa de mercado sobre intenção de compras de final de ano é divulgada, em Balsas

CDL oferece aos lojistas de Balsas o perfil dos consumidores para definir estratégias de vendas para festas de final de ano.

A pesquisa de mercado realizada por 39 acadêmicos do 4º período do curso de Gestão Comercial da Unibalsas coletou dados sobre a intenção de compras no natal e ano novo que foram divulgados em um evento organizado pela CDL juntamente com a faculdade no auditório do SEBRAE na manhã de sábado (08), em Balsas.

Equipe da CDL e Unibalsas na apresentação da pesquisa (Foto: Emanuel Lemos)

O estudo, encomendado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balsas, analisou: porcentagem de pessoas que farão compras nesse Natal; perfil dos entrevistados (sexo, idade, renda, quantidade de presentes a serem comprados, pretensão de gastos, forma de pagamento); porcentagem de pessoas que comprarão online e em loja física; motivos para escolha do local de compra; porcentagem de pessoas que vai usar o 13º para compras; porcentagem que vai fazer compras para Natal e outra para o Réveillon.

A pesquisa mostra que 72,3% dos consumidores irão às compras no final de ano, destes a maioria dos consumidores são do sexo feminino; 50% disseram que comprarão mais de dois presentes (confira a pesquisa completa).

A partir dessas informações, foi gerado um relatório que foi apresentado a CDL e está sendo disponibilizado aos empresários, que podem utilizar os dados e tomar as decisões nesse momento.

Coordenadores da pesquisa e diretores da CDL (Foto: Emanuel Lemos)

Johnny Heberthy Martins Ferreira, professor da disciplina Pesquisa Mercadológica, observou que, além dos preços e das promoções, o atendimento ao cliente é uma variável muito importante na escolha por parte do consumidor que vai fazer suas compras de final de ano, o que mostra que as empresas têm de investir em treinamentos de colaboradores para que possam otimizar o processo de vendas. A pesquisa traz dados interessantes para que os lojistas possam montar suas estratégias e alavancar as vendas, abocanhando a fatia maior desse mercado.

Conforme Márcio Nunes, presidente da CDL, a pesquisa vem contribuir para os lojistas associados, visto que identifica quem vai comprar, o quanto vai comprar e gastar, com destaque para os segmentos de roupas, calçados, brinquedos e perfumaria. São conhecimentos importantes para as decisões do lojista, que investirá de forma otimizada, de maneira que traga bom retorno. “Estamos contribuindo com os empresários que podem alavancar suas vendas, desenvolvendo a economia da cidade. Agradecemos aos alunos que puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula”, disse.

Segundo a pesquisa, os itens que terão o maior volume de procura, em Balsas, são: roupas, jogos e brinquedos, e calçados; o método de pagamento mais usado será à vista.

O Maranhão se informa aqui.

Vigilante morre em acidente de trânsito na BR 230 a 7 km de Balsas

Evangélicos celebram Dia da Bíblia com exposição e ação solidária, em Balsas

Publico presente ao evento de divulgação da pesquisa (Foto: Emanuel Lemos)

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo