AgronegócioDestaques

Melhoramento genético de sementes aumenta produtividade de soja no Sul do Maranhão

A Sementes Cajueiro, em 2007, após adquirir participação acionária da empresa de melhoramento FT Sementes, implantou um campo de pesquisa no município de Balsas, sul do Maranhão, com objetivo de fazer melhoramento de cultivares de soja e fornecer ao produtor sementes mais produtivas e adaptadas às condições de clima e solo da região.

Com o conhecimento da realidade local e o trabalho de melhoristas especializados, a Sementes Cajueiro busca atender às três principais necessidades do sojicultor na região: aumento de produtividade, sem aumentar área; precocidade, reduzindo a exposição da planta no campo e permitindo que se tenha a safrinha com o saldo de chuvas; resistência a pragas, doenças e nematoides.

“São essas as principais solicitações dos agricultores para que possamos construir plantas melhores, mais produtivas, saudáveis, permitindo que o sojicultor tenha mais sucesso em seu negócio”, destacou Daniel Grolli, diretor executivo da Sementes Cajueiro, que comentou o trabalho realizado pela empresa.

Programa de melhoramento genético da FT Sementes/Sementes Cajueiro

As estruturas de melhoramento e produção de sementes estão instaladas nos municípios de Balsas/MA e Itaubal/AP. As sementes desenvolvidas e testadas nestes centros de pesquisa são comercializadas em toda região norte e nordeste, abrangendo área que vai do estados de Alagoas até o extremo norte de Roraima. Ao longo dos 11 anos de atividade de melhoramento, já foram lançadas cultivares campeãs de produtividade, com a FTS Paragominas RR, FTR 3190iPRO e FTR 4280iPRO.

Aumento de produtividade

São diversos fatores que interferem no incremento de produtividade da soja, como por exemplo o lançamento de novas moléculas químicas para proteção de plantas, ou o uso de agricultura de precisão, ou até o aprimoramento da tecnologia de previsão do tempo. Mas o destaque neste caso vai para o melhoramento genético. Um estudo feito pela empresa americana BECK´s, demonstra que entre os anos de 1928 a 2017, o melhoramento genético na soja americana resultou no aumento de produtividade médio de 1% ao ano. Esta é a prova que demonstra a importância de investimento neste setor.

Rogério Martins – Gerente de Desenvolvimento de Mercado. (Foto de arquivo)

Recursos para investimento no melhoramento vem do pagamento dos royalties

Quando o agricultor compra a semente da Cajueiro, parte desse valor – os royalties – é devolvida para a pesquisa, que custeia todo trabalho de desenvolvimento de novas cultivares. Nos últimos 10 anos a Cajueiro recolheu mais de 15 milhões de reais em royalties que serviram para pagar as despesas na pesquisa. No Brasil e no mundo, os programas de melhoramento são sustentados desta mesma forma, com recurso de capital privado.

O melhoramento de soja no Maranhão

O Maranhão irá plantar, nessa safra 18/19, uma área de 95 mil hectares de sementes desenvolvidas pela FT Sementes, produzidas pela Sementes Cajueiro. Para o Gerente de Desenvolvimento de Mercado Sr. Rogério Martins, “me impressiona o trabalho realizado pelo time de melhoramento genético, que constantemente lançam novas variedades cada vez mais produtivas. Pretendemos ser a empresa número 1 em inovação para soja, reconhecida e escolhida pelo produtor para o cultivo da sua lavoura”.

Campo de Pesquisa da Sementes Cajueiro

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo