AgronegócioBusinessDestaques

Aeronautas comemoram 3 anos sem acidentes ou incidentes com aeronaves em Balsas

Seminário de Segurança de voo e prevenção de acidentes aéreos

Aeronautas e aeroviários comemoraram três anos sem incidentes ou acidentes graves envolvendo aeronaves, em Balsas (MA), durante realização do seminário Segurança de Voo e Prevenção de Acidentes Aéreos promovido pelo Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I).

No seminário, foram abordados os seguintes temas: Prevenção na Manutenção, Ocorrências Aeronáuticas em Aeródromo e Cuidados no Manuseio de Combustível (estocagem, transporte, manuseio, reabastecimentos e utilização).

Como parte da programação, foram realizadas palestras em duas escolas municipais localizadas no entorno do Aeroporto das Açucenas.

Segundo Viviane Miranda Caldas, administradora do aeroporto, que tem gestão subordinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foram registradas 63 inscrições, por “pessoas da comunidade aeronáutica: pilotos, mecânicos, auxiliares, agentes da manutenção, serviços gerais e todos que atuam na aviação, tanto agrícola, como comercial”. Sobre atuação do município, disse que “participamos como apoiadores do seminário, garantindo toda estrutura para que o resultado seja o melhor possível, inclusive o acerto com as direções da escolas onde aconteceram as palestras”.

Viviane Caldas e Onírio Prestes

Gestor de segurança operacional da New Fly Aviação Agrícola e da Aero Cerrado – Aviação agrícola, Onírio Prestes, que também é piloto, destacou que, “desde 2015, começamos a trabalhar os seminários de prevenção, quando estavam ocorrendo um número acentuado de acidentes envolvendo aeronaves. O pessoal do SERIPA só eram vistos aqui nas investigações e sentimos a necessidade de trabalharmos na prevenção. O resultado é que estamos há 3 anos sem um incidente ou acidente grave, o que é muito positivo. O trabalho está dando resultados, o pessoal tem se envolvido: pilotos, mecânicos, proprietários, técnicos, todos têm se especializado em segurança de voo. Essa é uma vitória tanto para aviação, como para todos os usuários e para a população. Temos um bom nível de segurança que garante uma maior tranquilidade; o pessoal está preparado e as aeronaves estão bem cuidadas”.

Sobre edição atual do seminário, destacou dois fatores de maior relevância: “A grande participação de técnicos que atuam na aviação agrícola e são pessoas que contribuem para a segurança do voo, e o apoio da gestão municipal através da administração do aeroporto, dos funcionários que estão empenhados na mudança, na melhora, na contribuição para segurança de voo no município. Hoje, a cultura de segurança, não está apenas nas aeronaves e nos pilotos, mas todos que fazem o aeroporto estão abraçando a causa e isso é muito positivo para nós”, acrescentou Prestes.

O seminário também contou com apoio da empresa New Fly Aviação Agrícola e do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), além da prefeitura local e da Associação Aeronáutica de Balsas. Para 2019, o agendamento será feito no início do ano e o objetivo é manter o foco e está atento às orientações da ANAC. “Temos muito a melhorar, mas já avançamos muito”, finalizou Onírio.

Notícias relacionadas

Segurança de voo e prevenção de acidentes aéreos é tema de seminário, em Balsas

I Curso Técnico Executor em Aviação Agrícola teve seu início em Balsas

Seminário sobre segurança de voo e prevenção de acidentes aéreos
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo