AgronegócioBusinessDestaques

Sicoob Sul Maranhense comemora um ano de atividades em Balsas

A instituição, que faz parte do maior sistema de cooperativismo do país, oferece produtos e serviços bancários aos seus associados, mas não é banco.

Para comemorar seu primeiro aniversário, a Cooperativa de Crédito Livre Admissão Sul Maranhense – Sicoob Sul Maranhense realizou um café da manhã nesta sexta-feira, 20, em sua agência em Balsas (MA), reunindo diretoria, conselheiros, colaboradores, cooperados e sociedade.

A Sicoob Sul Maranhense está ligada a Superintendente da Sicoob Nordeste e ao Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) e faz parte do maior sistema financeiro cooperativo do país, oferecendo aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, uso de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros, ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são distribuídos entre os cooperados.

Célio Weiler. (Foto: Emanuel Lemos)

Segundo o vice presidente do Conselho de Administração, Célio Antônio Weiler, a região de atuação da instituição se estende de Carolina a Fortaleza dos Nogueiras, Alto Parnaíba a Colinas no Maranhão e o primeiro ano difícil, um tempo de aprendizado. “Recebemos o suporte da Superintendência do Nordeste da Sicoob com treinamento e apoio que nos ajudou na conquista das metas. Fechamos o ano em azul com um futuro promissor e isso mostra que a semente foi bem plantada. Agora é continuar regando-a para que a comunidade de Balsas e região possa usufruir desse sistema cooperativista”.

Sobre os desafios, disse: “Nosso maior desafio é captar novos associados (cooperados). O sistema de cooperativas não pode ser fechado, tem que ser aberto, livre, em que o cooperado é também dono e precisamos passar essa ideia do cooperativismo para a sociedade. É um processo coletivo. E quanto maior foi o número de cooperados, maiores serão os resultados e consequentemente, mais retorno para os cooperados”.

Para atrair os novos associados, “a instituição está facilitando o pagamento da cota de adesão em parcelas bem acessíveis. Também planejamos ações de marketing para esclarecer a sociedade o que é a cooperativa de crédito e trazer esta pessoa a fazer parte. Então qualquer pessoa que cumpra os requisitos exigidos pode ser membro, independente de restrição do CPF. A questão cadastral só criará impedimento para o cooperado adquirir financiamento que é de acordo com o sistema financeiro. Futuramente, nosso desejo é abrir postos de atendimento nos municípios da região”, finalizou Weiler.

Paulo Tavares, gerente da Sicoob, ressaltou: “Estamos realizando operações de crédito, financiamento de veículo, capital de giro, crédito pessoal, estamos atendendo a todo vapor. Temos uma gama de produtos muito grande desde uma simples conta poupança a boletos bancários, maquinas de cartão, aplicativos, gerenciadores. Por lei temos um limite operacional que é 15% do capital integralizado e não podemos fazer um financiamento superior a esse valor. Mas queremos ser a principal instituição financeira do cooperado e atender ao produtor rural”.

Para abrir uma conta no Sicoob tem que se tornar sócio. “Para pessoa física, o valor da cota é de 4 mil reais que pode ser dividido em até 100 parcelas de 40 reais mensais, para a pessoa jurídica, o valor é 6 mil reais também parcelado da mesma forma. Temos algumas exigências que constam no estatuto que é explicado para o cotista no ato da adesão. E, se cotista resolver sair da cooperativa, ele recebe o valor investido corrigido”.

Márcia Garcia, presidente executiva, ressaltou: Tivemos o primeiro ano de muito aprendizado, não conhecíamos muito de instituição financeira, mas tivemos resultados positivos diante do que foi projetado; alcançamos as metas do banco central. Para o futuro, o Sicoob planeja uma forte atuação no financiamento rural. Estamos pleiteando junto ao Bancoob créditos para este objetivo. Já ultrapassamos o número de 300 cooperados e estamos trabalhando para aumentar esses números”.

O Sicoob Sul Maranhense tem como princípios: 
Nosso potencial competitivo está no relacionamento.
Cooperativismo financeiro: é o coletivo no lugar do individual.
Amplo Portfólio de produtos financeiros
Menores taxas de juros nas operações de crédito
Atendimento mais humano e personalizado
Serviços por computador, celular, tablete, caixas eletrônicos, etc…
Mesma garantia e segurança dos Bancos Tradicionais
Antecipação nas sobras da cooperativa.
Recursos alocados na região.

Membros do Sicoob.
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo