Esportes

XVI Jogos Escolares de Balsas, começam amanhã, dia 15

Os XVI Jogos Escolares de Balsas (JEBAL) se iniciarão nesta terça-feira, 15 de maio e vão até o dia 30 de maio, com participação de 32 escolas das redes publicas e privadas de ensino que vão disputar em 13 modalidades. A expectativa é que mais de 3 mil atletas participem da maior competição esportiva de cidade. A cerimônia de abertura ocorrerá no Ginásio de Esportes, Centro.

O Evento promovido pela Prefeitura Municipal de Balsas, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e têm como finalidade principal democratizar e promover o intercâmbio sócio desportivo, de crianças e de jovens alunos-atletas das escolas da nossa cidade. Identificar e classificar os alunos/atletas campeões nas modalidades individuais (ATLETISMO, VOLEI DE PRAIA, DAMA, TÊNIS DE MESA, CICLISMO E XADREZ) para representar o Município de Balsas na etapa estadual dos Jogos Escolares Maranhenses – JEM’s de 2018. Classificar alunos/atletas em duas categorias (infantil/infanto), nos dois naipes (masculino/feminino) para a ETAPA REGIONAL SUL dos Jogos Escolares Maranhenses – JEM’s de 2018 nas modalidades coletivas: BASQUETEBOL, FUTEBOL (MASC), FUTSAL, HANDEBOL, BAECH SOCCER, FUTEBOL 7 E VOLEIBOL.
(Fotos de arquivos-Abertura dos jogos 2016)
As disputas do JEBAL 2018 ocorrerão nas categorias etárias seguintes:
• PRÉ – MIRIM Nascido em 2008 e 2009
• MIRIM Nascido em 2006 e 2007
• INFANTIL Nascido em 2004 e 2005
• INFANTO Nascido em 2001, 2002 E 2003

Segundo o coordenador dos jogos Hallysson Dias, os Jogos Escolares de Balsas são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do município de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

“O JEBAL assenta-se nos princípios decorrentes da Política Municipal do desenvolvimento e do Desporto Educacional; do conhecimento relativo do Esporte e Lazer; da participação; da descentralização; da ética. Oportunizar meios que favoreçam o despertar de nossos educandos para a valorização da arte e da cultura do esporte, promovendo assim, o seu bem estar físico e psíquico. Incentivar os estudantes o hábito de práticas esportivas. Oferecer a comunidade estudantil de Balsas uma programação de atividades esportivas variadas, contribuindo no empreendimento do lazer municipal”, destacou Hallysson Dias.
(Fotos de arquivos-JEBAL 2016)
Confira a lista de escolas inscritas para os jogos
C.E. ALEXANDRE PIRES
C.E. Mª SOC. COELHO CABRAL
C.E. PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI
C.E. PROF. LUIS RÊGO
C.E.DIDÁCIO SANTOS
CENTRO EDUCACIONAL APRENDER PENSANDO
COLÉGIO DOM BOSCO BALSAS
COLÉGIO EDUCAR
COMPLEXO EDUCACIONAL DOCE INFÂNCIA                       (Fotos de arquivos-JEBAL 2018)
DOM DANIEL COMBONI
E.M. AGOSTINHO NEVES
E.M. CIRILO JOAQUIM DOS SANTOS
E.M. CLÓVIS VIDIGAL
E.M. DR. JOSÉ BERNARDINO
E.M. ELIAS ALFREDO CURY
E.M. FRANCISCO COELHO DOS SANTOS
E.M. Mª JUSTINA SERRÃO
E.M. MARIINHA ROCHA
E.M. MOISÉS COELHO E SILVA
E.M. PROF. Mª DO CARMO S.SOUSA
E.M. PROFESSORA VIRGINIA CURY
E.M. SENADOR ALEXANDRE COSTA
E.M.DEPUTADO FR. COELHO
E.M.MIGUEL TAVARES DE LIRA
E.M.NOSSA SENHORA APARECIDA
ESCOLA INFANTIL BRINCANDO E APRENDENDO
ESCOLA MUNICIPAL DA ALDEIA
SÃO PIO X – MARISTA
E.M. ELIEZILDA COELHO ROCHA

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo