Educação

Projeto Círculo do Livro é lançado na Unibalsas

Na semana em que se comemorou o dia internacional do livro, 23 de abril,  o Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (NPPGE) da Unibalsas lançou o projeto CÍRCULO DO LIVRO, que inicialmente funciona no hall da Faculdade.

Segundo o coordenador, Prof. Fábio Pilatt, o projeto tem duas motivações principais que são incentivar o gosto pela leitura e o comportamento solidário através da doação de livros.

Como funciona
Temos uma exposição de livros doados; a pessoa vem aqui olha o livro que achar interessante, pega e leva para ler, não tem que fazer registro de controle, é totalmente aberto. Depois que terminar a leitura, deve trazer de volta o livro para outra pessoa ler. Se quiser emprestar para outra pessoa, não tem problema, pois a ideia é fazer o livro circular. O comportamento solidário é a doação de livros que as pessoas tenham em casa e estejam parados, pois um livro parado, fechado, é um livro morto. O doador pode trazer e colocar o livro na exposição, sem registro e/ou controle. A doação é fundamental para quer o projeto se mantenha. Pode trazer livros de qualquer gênero literário: literatura, livros técnicos dentro das áreas de atuação dos cursos de graduação da faculdade, livros de cunho religioso, literatura infantil, auto-ajuda, o importante é que esses livros circulem e sejam lidos”, ressaltou o coordenador.

Pós-leitura
Após a leitura do livro, sugerimos que o leitor deixe um recado, uma mensagem sobre sua opinião sobre o livro e o próximo leitor vai ver o comentário e a ideia é compartilhar as opiniões com relação à leitura.

Acadêmica do 7º período do curso de Pedagogia, Pamela Maiza, disse que há um entrosamento dos alunos com o projeto, as perspectivas são excelentes para se incentivar o hábito da leitura e praticar a solidariedade. Já Vânia Botelho, da mesma turma, disse que gosta de romances e reconhece que ainda lê pouco e que não tinha o hábito de ler, que agora está despertando com o curso de pedagogia, mas precisa um pouco mais de dedicação. “A leitura está enriquecendo os conhecimentos”. A acadêmica Luciana Vieira destacou que o Projeto Círculo do Livro, além de incentivar os acadêmicos à leitura, oportuniza a troca do livro e de experiência com a leitura quando expressa sobre o que entendeu. Muitas pessoas têm livros parados em casa, estas devem fazer a doação para o projeto e dá oportunidade que outros leem também. “Gosto de poesia e romance e, com o projeto, muitos acadêmicos terão um incentivo a mais para desenvolver o hábito de leitura”.

O projeto é aberto para todos: alunos, colaboradores, professores e comunidade em geral. Qualquer pessoa pode doar livro e levar outros.

“Iniciamos com uma campanha de doação entre os professores com cerca de 100 livros doados para iniciar o projeto e, a partir de então, as pessoas estão levando livros e acreditamos que a partir da próxima semana comece a retornar alguns livros e/ou outros serem doados. A única coisa que tem de se fazer ao término da leitura é trazer de volta ou passar para outra pessoa e não deixar o livro parado. Pois o projeto só se sustenta se as pessoas doarem livros. Tivemos algumas doações e se ficar só nessas doações e terminados os livros, o projeto morre”, destacou o coordenador Professor Fábio Pilatt.

A ideia é que a exposição na Unibalsas seja espaço permanente e os coordenadores buscam parcerias para tornar itinerante e expandir para locais públicos, escolas, espaços culturais.

Projeto Círculo do Livro
Professores e alunas da Unibalsas
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo