SES e Novartis Brasil realizam ações com o programa Roda-Hans de combate a hanseníase em Balsas

Em Balsas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e a Novartis Brasil, promoveram ações com o programa Roda-Hans, carreta itinerante, entre 12 e 16 de maio, com a capacitação de profissionais, além de atendimentos gratuitos para diagnóstico e tratamento de hanseníase. A ação faz parte da Campanha Estadual de Hanseníase 2025, cujo tema é “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”.
A passagem da carreta pelo Maranhão marca o compromisso do Governo do Maranhão com o enfrentamento à hanseníase, doença ainda prevalente em algumas regiões do estado. A iniciativa também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que realiza treinamentos sobre a doença, voltadas aos profissionais de saúde dos municípios por onde a carreta passa.
“Nós estamos levando o compromisso e cuidado do nosso governador Carlos Brandão para Balsas e região. Estamos aqui também por determinação do nosso secretário Tiago Fernandes, dando suporte para quem precisa de atendimento e fortalecendo a rede de diagnóstico e tratamento da hanseníase”, afirmou o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Vieira.
O principal objetivo do Roda-Hans é ampliar o acesso aos serviços de saúde em áreas com alta incidência da hanseníase, contribuindo para a detecção precoce e a interrupção da cadeia de transmissão da doença. A iniciativa também estimula a formação contínua dos profissionais e mobiliza a sociedade com ações educativas sobre os sinais e sintomas.
A diretora associada de Saúde Global e Responsabilidade Corporativa da Novartis Brasil, Michelle Ehlke, enfatizou a importância do programa. “A hanseníase continua sendo um grande desafio de saúde pública no Brasil. Por isso, há mais de uma década, a Novartis mantém, em parceria com o Ministério da Saúde, o programa Roda-Hans. Com diagnóstico precoce e informação, acreditamos que é possível avançar rumo à eliminação da doença, levando tratamento adequado a quem mais precisa”.
Eva de Brito Oliveira, moradora de Balsas há mais de 30 anos, aproveitou a presença da unidade para realizar exames de acompanhamento. “Fui muito bem atendida. Finalizei o tratamento recentemente e soube da carreta na cidade. Pude ser consultada e tive todos os meus exames marcados para ver como eu estou. A carreta veio em boa hora”, avaliou.
“O projeto da Novartis já existe há 20 anos, percorreu 500 municípios em 18 estados brasileiros. Nosso objetivo é disseminar conhecimento e informações através dos atendimentos à população e, claro, fortalecer a atenção primária, capacitando também os profissionais de saúde para que a gente consiga eliminar a hanseníase como problema de saúde pública no Brasil e no mundo”, destacou a médica dermatologista da Novartis, Roseane Pereira.
A Naraci Jacomini, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Balsas, destacou a estrutura da carreta que possui cinco consultórios e um laboratório. “Estamos muito felizes em disponibilizar atendimentos para a população através da carreta da Novartis, que está completamente moderna e confortável para receber os pacientes”, disse
Carreta
Nesta edição, a Carreta leva atendimento com ações de rastreio da hanseníase em cinco municípios no mês de maio. A ação já foi realizada em Barra do Corda e Balsas. Os próximos atendimentos serão em Imperatriz, de 19 a 23, e Açailândia, de 26 a 30. O projeto é desenvolvido em conjunto com a Saúde e os municípios. No total, 42 municípios, distribuídos nas quatro regionais, participarão das etapas de treinamento dos profissionais.
O Maranhão se informa aqui – SUS realiza primeiras aplicações do zolgensma, medicamento de R$ 7 milhões para crianças com AME
O programa Roda-Hans, com uma carreta itinerante atuou entre 12 e 16/05, com a capacitação de profissionais, além de atendimentos gratuitos para diagnóstico e tratamento de hanseníase. #OMaranhaoSeInformaAqui